Bem-vindo -
13/06/2021

10,9 mil são vacinados neste sábado

Neste sábado (12), 10.958 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 e contra a Influenza, em duas ações distintas promovidas pela Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde. Somente contra a Covid-19, foram aplicadas 3.382 doses em seis locais: as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota, a Casa da Mulher, o Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI) e o Cerest.

Este foi o primeiro dia de imunização contra a Covid para pessoas de 55 a 59 anos sem comorbidade. Trata-se do maior grupo por faixa etária até o momento da campanha de vacinação, estimado em aproximadamente 20 mil moradores.

Com 55 anos completos, Regina de Fátima Rezende foi uma das pessoas que, finalmente, pôde receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Apesar de ter se adiantado em uma hora, Regina elogiou a organização do CRMI.

"As pessoas se respeitaram, quem estava agendado para um horário mais cedo foi passando na frente daqueles agendados para mais tarde, enfim, tudo estava funcionando muito bem", garante. "Não tenho do que me queixar, o atendimento também foi muito especial".

Já o funcionário público João Márcio Didone, 56 anos, chegou apenas dez minutos antes de seu horário agendado e também não teve problemas. "Estava esperando ansiosamente, estou muito feliz", afirma.

A imunização também contemplou os demais públicos que já estavam autorizados a tomar a vacina, como idosos, pessoas de 18 a 54 anos com comorbidade, indivíduos de 18 a 54 anos com deficiência permanente, gestantes e puérperas com 18 anos ou mais, pessoas com Síndrome de Down, transplantados, pessoas com HIV e profissionais da educação.

Segundo a secretaria, pessoas que não receberam a primeira dose neste sábado podem tomar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), com exceção das UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota. O agendamento para os dias 14 a 18 de junho já está liberado no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas).

Para as pessoas de 55 a 59 anos, na data e horário marcados, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência na unidade de saúde. Para os demais públicos, além destes documentos é preciso apresentar comprovante de que pertence a uma categoria que pode receber a primeira dose.

INFLUENZA

Já contra a Influenza, foram 7.576 pessoas vacinadas neste sábado. Durante toda a campanha, que começou em abril, já foram aplicadas 52.403 doses do imunizante em Bauru. Uma delas foi para o braço da advogada Rogéria Regina dos Santos, 63 anos. "Já tomei da Covid e agora da Influenza. Acho muito importante a imunização, só assim é possível a prevenção de inúmeras doenças. É ignorância não se vacinar", afirma.

Neste sábado, o público que mais procurou as unidades de saúde para receber a vacina contra Influenza foi o de pessoas com 60 anos ou mais, que correspondeu a 6.006 doses aplicadas. Na sequência, estão crianças de seis meses a cinco anos, com 489 doses; profissionais de saúde, com 383 doses; profissionais da educação, com 298 doses; e membros das forças de segurança e salvamento, com 220 doses.

Os demais públicos que receberam doses foram gestantes, puérperas, indígenas, caminhoneiros, pessoas com deficiência, profissionais do sistema prisional, membros das Forças Armadas e profissionais do transporte rodoviário. A vacina é aplicada em dose única e protege da H1N1, H3N2 e Influenza B. Em Bauru, a vacinação contra a gripe ocorre sempre aos sábados e será retomada no dia 19 de junho.

casos

A Prefeitura de Bauru divulgou, neste sábado, que mais duas pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus no município, totalizando 951 vítimas fatais da Covid. Há mais dois óbitos suspeitos em investigação.

Também foram informados mais 795 casos positivos da doença, recorde de notificações em um único dia. Agora, Bauru contabiliza 46.995 casos, incluindo os óbitos.

As mortes divulgadas neste sábado ocorreram no dia 9 de junho. As vítimas são um homem de 32 anos, que possuía cardiopatia e diabetes, e uma mulher de 78 anos, que tinha doença renal crônica, hipertensão e diabetes. Ambos estavam internados em um hospital particular da cidade.

A sua assinatura é fundamental para a informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal da Cidade.


Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09