Durante a pandemia da Covid-19, 34% dos fumantes brasileiros passaram a consumir ainda mais cigarros. Os dados são de um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, nesta segunda-feira (31), foi celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. A Prefeitura de Bauru, inclusive, também promoveu ações para marcar a data (leia mais abaixo).
A pesquisa foi feita entre abril e maio de 2020. De acordo com o estudo, 12% dos brasileiros são fumantes. Dos 44 mil entrevistados pela Fiocruz, 34% das pessoas confirmaram que o consumo aumentou, sendo que 23% elevaram para cerca de dez cigarros por dia e 5% a mais de 20.
Em relação a gêneros, o crescimento do vício foi superior entre as mulheres. 38,3% de pessoas do sexo feminino declararam que estão fumando mais durante a pandemia de Covid-19, enquanto, entre os homens, esse índice foi de 30,2%.
Os pesquisadores acreditam que o aumento do consumo de cigarros na pandemia esteja diretamente ligado à piora da saúde mental nesse período, que tem registrado casos de ansiedade, depressão e insônia, por exemplo, com mais frequência.
ALERTA
Os dados preocupam, principalmente ao considerar que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo no Brasil, sendo que 161.853 mortes anuais pelo hábito poderiam ser evitadas. O hábito provoca enfermidades graves, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), problemas cardíacos, cânceres, pneumonia e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Ainda de acordo com o Inca, o tabagismo é causado pela dependência química da nicotina, substância também presente no cigarro. Diante disso, para conter o avanço no País, é importante oferecer tratamento pelo sistema de saúde aos que desejam parar de fumar. Inclusive, existem algumas estratégias que podem ajudar as pessoas a abandonar o hábito (veja no quadro ao lado).
ESTÍMULO
Apesar do aumento do vício na pandemia demonstrado pela pesquisa da Fiocruz, o Inca aponta que o atual período pode ser visto como um estímulo para o cuidado com a saúde. "A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19", aponta o órgão.
A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Orientação e Prevenção do Câncer (SOPC), promoveu, nesta segunda-feira (31), ações para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco.
No SOPC, foram realizadas palestras e os pacientes que estavam na sala de espera do local receberam um folder sobre os malefícios do cigarro ao organismo. O material também foi entregue nos Centros de Apoio Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps-AD) 1 e 3.
Ainda em alusão à data, todas as unidades especializadas da saúde divulgaram um vídeo, preparado pelo SOPC em parceria com a assessoria de comunicação da prefeitura, para sensibilizar a população sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O SOPC fica na rua Araújo Leite, 13-90, Centro. Telefone: 3218-9086.