Bem-vindo -
15/05/2024

37ª Noite dos Pioneiros acontece nesta quinta-feira, dia 16 de maio, no Teatro Municipal de Marília, com entrada franca

Evento oficial do Município de Marília prestará homenagem póstuma ao radialista Wilson Novaes Mattos (1934-2024)
A 37ª Noite dos Pioneiros, evento do calendário oficial do Município de Marília organizado pela Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília e da Cidade de Marília, acontece nesta quinta-feira, dia 16 de maio de 2024, às 19h30, no Teatro Municipal ‘Waldir Silveira Mello’, no centro da cidade. Com entrada franca, a 37ª Noite dos Pioneiros prestará homenagem póstuma ao radialista Wilson Novaes Mattos (1934-2024), membro dos Registros Históricos, falecido aos 90 anos em 10 de março de 2024. Haverá exposição no saguão de entrada do teatro, números musicais e também apresentações teatrais.
 
Cenário de uma época de ouro do rádio no Brasil, um fenômeno único na história de comunicação de massa do nosso País:  o rádio. E, nesta época, a Rádio Clube de Marília desfrutava de grande conceito na radiofonia interiorana. Sua linha de produção obedecia a uma orientação das mais brilhantes, como rádio que vai ao encontro do ouvinte, realizando programas de auditório, programas de estúdio, audições com muito capricho, redatores especiais, locutores sóbrios e todo um cast de méritos, sem deixar nada a dever na comparação com emissoras das capitais.
 
Possuía o mais moderno transmissor RCA Victor. Através de grande número de cartas recebidas de todo o País, era possível medir sua audiência. A potência radiofônica do interior lançava suas ondas sonoras para todo o Interior e a Capital do Estado de São Paulo, para os Estados de Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e os mais longínquos pontos do Brasil. Grandes cantores se destacaram nos programas de auditório.
 
A 37ª Noite dos Pioneiros, nesta quinta-feira, dia 16, reviverá vários programas de auditório, entre eles o ‘Programa Infantil’, promovido pelo Pastifício Marília e que fazia a alegria da criançada nas manhãs de domingo junto com a Ailiram que distribuía as famosas ‘Bandas 7 Belo’ (dropes mastigáveis). Antes dos programas haviam as apresentações circenses, com os artistas dos circos que se apresentavam na cidade como o Circo Garcia, Circo Teatroscope, dentre outros. As crianças ganhavam ingressos para o circo e a diversão do domingo à tarde ficava garantida.
 
O homenageado
 
Wilson Matos, um dos últimos decanos do rádio desta época, falecido no em 10 de março de 2024, aos 90 anos de idade. Com uma vida dedicada ao rádio, sua história se entrelaça com a da cidade, sobretudo nos meios de comunicação. Atuando no rádio por mais de 70 anos, cobriu os principais acontecimentos, trazendo inovações nos conteúdos e na forma de se fazer rádio. Também foi apresentador na televisão  durante 20 anos, no Canal 9, apresentando o Programa Momento Marilia.
 
Matos foi homenageado com a publicação de dois livros sobre sua vida no rádio - ‘Narrativas radiofônicas: a trajetória do repórter Wilson Matos no rádio em Marília’, foi uma destas obras biográficas. O radialista será homenageado com vídeo contando sua trajetória e o Grupo do Projeto Teatro da Cidade da Terceira Idade, sob coordenação do professor Márcio Martins, encenará no palco o início da trajetória no rádio de Wilson Matos. Outras cenas também estarão contando com o grupo de alunos do curso técnico em teatro do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), sob coordenação do professor Ed Rossi.
 
O elenco
 
Para dar vida a esses personagens, vários artistas vão participar do evento: Alexandre Costa, Grupo Projeto Teatro da Cidade, Curso Técnico de Teatro do Senac, Selmy Menezes compositora, intérprete, Laerte Marques, compositor e intérprete, Coral Cine Cube, regente Professor Geraldo Campos, Jéssica Lima, intérprete, Matilde, intérprete, Grupo Jacarandá Roda aberta, Helena Venturini, atriz, e Mateus Ferrari, ator e músico.
 
Fotos: Divulgação
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.