Por mais um ano, celebra-se o Julho Laranja, um alerta sobre a importância e os benefícios dos cuidados ortodônticos precoces e da prevenção de problemas de oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares). A campanha, que ilumina até mesmo as fachadas do Congresso Nacional e do Ministério da Saúde, teve como "embrião" uma ação da professora associada de Ortodontia da FOB/USP e do HRAC/Centrinho/USP, Daniela Garib.
O Julho Laranja foi lançado oficialmente em 2019 pela ortodontista Cibele Albergaria, de Brasília, justamente a partir de postagens da professora Garib, no Instagram, conscientizando os dentistas para a difusão da prevenção e da realização do primeiro exame ortodôntico aos 6 anos, em vez de 12.
Cibele escolheu laranja por ser uma cor vibrante e Daniela Garib selecionou julho por ser um mês de férias de inverno, em que a família pode se dedicar à prevenção em saúde.
Colaboram com a campanha Patricia Freitas, de Brasília, e o conselheiro do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Distrito Federal (DF) Ricardo Paulin.
DESDOBRAMENTOS
A campanha tem repercutido positivamente em todo o Brasil e na América do Sul. Em 2020, o Palácio do Planalto acendeu as luzes laranjas em apoio à ação. Neste ano, além do Planalto, o Congresso Nacional e o Ministério da Saúde estão iluminados com a cor.
Na USP de Bauru, os alunos de graduação em Odontologia são orientados de que a primeira consulta deve ocorrer dos 5 aos 7 anos, por volta da exfoliação dentária (queda do primeiro dente de leite).
Quando a criança tem acesso à ortodontia antecipadamente à adolescência, o dentista pode monitorar o crescimento facial e o desenvolvimento da dentição, prevenindo complicações e simplificando as intervenções. Com isso, a campanha objetiva corrigir o conceito equivocado de que a ortodontia só pode ser realizada em jovens com todos os dentes permanentes na boca.