Apesar de a previsão do tempo para o País ser de chuva e frio, Bauru permanecerá sem precipitação e com as temperaturas entre 13 e 29 graus ao longo desta semana, conforme adianta o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet). Ainda segundo o órgão, a frente fria que sairá do Sul rumo ao Estado de São Paulo deverá ser bloqueada, fenômeno bastante comum durante o inverno.
De acordo com o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira, do IPMet, o tempo seguirá firme, com sol e sem previsão de chuva, pelo menos, até quinta-feira (15). "Uma das características do inverno na nossa região é o bloqueio das frentes frias oriundas do Sul, trazendo a estiagem e evitando a queda brusca das temperaturas", complementa.
Ainda segundo Ferreira, a mínima da umidade relativa do ar ficará entre 20% e 30%, que é considerado estado de atenção. Diante disso, é recomendável que as pessoas evitem fazer exercícios ao ar livre entre 10h e 16h, aumentem a ingestão de líquidos e melhorem a umidade dos ambientes com umidificadores, bacias com água ou toalhas úmidas. As crianças e os idosos merecem uma atenção especial quanto a esses cuidados.
PELO BRASIL
Conforme informações divulgadas pelo Climatempo, a previsão para o País já indica mudanças no tempo ainda nesta semana. De acordo com o órgão, vários sistemas meteorológicos contribuirão para a ocorrência de chuva. Porém, o que mais chama a atenção é a grande frente fria que deverá avançar pelo continente.
O sistema, segundo o Climatempo, é semelhante ao do fim de junho. O ar polar que acompanhará a frente fria promete derrubar as temperaturas do Sul até o Norte do Brasil, causando geada em algumas regiões.
RODÍZIO
E, como não deve chover em Bauru, conforme prevê o IPMet, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) deverá manter o rodízio no abastecimento de água.
No início da tarde desta segunda-feira (12), a Lagoa de Captação do Rio Batalha, que abastece 38% da cidade, estava com um nível equivalente a 3,06 metros, ainda abaixo do ideal, de 3,20 metros.