Conhecido como "Bil Contador" por sua ampla experiência na profissão, o bauruense Roberto Bil Alves Barbosa morreu na tarde desta terça-feira (9) após falência múltipla de órgãos. O contabilista, que completaria 74 anos no final deste mês, estava internado no Hospital Estadual (HE), onde já havia se recuperado do novo coronavírus, contudo, acabou acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) recente.
Conhecido desde a infância como Bil, ele adotou o apelido de menino quando participou da vida pública da cidade, como diretor e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), além de diretor da Companhia de Habitação Popular de Bauru (Cohab), durante o governo de Nilson Costa.
Como contador em Bauru e região, somou mais de 50 anos de atuação com diploma, porque já trabalhava até mesmo antes da faculdade. O profissional também foi perito da 5.ª Ciretran por 22 anos, diretor do Sindicato dos Contabilistas por 39 anos, atendente do Albergue Noturno por quatro anos e participou da Bauru Transparente (Batra). Além disso, também atuou como advogado tributário, previdenciário e da área de Imposto de Renda.
Em Entrevista da Semana ao JC, em maio de 2012, o contador falou sobre seu hobby em frequentar as feiras da cidade e pescar, além do amor pela esposa, Lúcia Elena Dal Bello Barbosa, companheira de mais de 50 anos de matrimônio. "Tenho e tive muitas felicidades, mas acho que ter conhecido minha esposa foi a maior delas", disse.
Bil, que tinha a família como algo "incrível e espetacular", deixa, além da esposa Lúcia, os filhos Luciane e Roberto Jr. e quatro netos. O velório será realizado, a partir das 7h desta quarta-feira (10), no Centro Velatório Central do Terra Branca, que fica na rua Gerson França, 5-55, Centro. O enterro está previsto para ocorrer no Cemitério São Benedito, no jazigo da família, às 16h.