Bem-vindo -
23/03/2021

Aos 85, morre Luiz Ferreira Martins, da Unesp e da USP

Morreu, neste final de semana, em Bauru, Luiz Ferreira Martins, aos 85 anos. Ele é considerado o "pai" da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde foi o primeiro reitor, entre 1976 e 1980. Também foi professor e diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), deputado federal e secretário estadual de Educação no governo Paulo Maluf, além de ser figura-chave na fundação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP), o Centrinho.

Nascido na zona rural da região de Itapetininga, Luiz Martins criou asas e voou longe nos universos acadêmico e público. Chegou a São Paulo, onde a sua carreira de professor teve início como aluno na Universidade de São Paulo (USP). Na instituição, cursou medicina veterinária, mas nunca exerceu a profissão porque, logo no início, passou a dar aulas de histologia e embriologia. Aos 31 anos, ele se tornou o mais jovem e também o último catedrático vitalício da USP. Na época, já trabalhava em Bauru, na Faculdade de Odontologia.

Na Câmara dos Deputados, assumiu o cargo em 1983 e fez parte das comissões de Educação e Cultura e de Finanças. Foi também assessor educacional da Universidade de Marília.

Os amigos, familiares e as instituições por onde Luiz Ferreira Martins fez história declaram luto e pesar.

O sepultamento ocorreu pela manhã do último domingo (21) no Crematório Regional Jardim dos Lírios, em Bauru.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09