Bem-vindo -
02/03/2021

Após filas, vacinação volta com senhas

Depois de um dia marcado por filas e reclamações em várias unidades de saúde de Bauru, a aplicação da segunda dose da vacina de idosos com mais de 90 anos e profissionais da saúde será retomada nesta terça (2). Ontem, o público-alvo em questão não conseguiu se imunizar por completo devido à falta da CoronaVac, mas o município recebeu 9.710 doses no final da manhã desta segunda (1) e promete normalizar o procedimento hoje. Inclusive, para evitar problemas, um novo sistema de horários e senhas começará a funcionar já nesta terça.

Agora, os idosos com mais de 80 anos que receberão a primeira dose poderão retirar as senhas das 7h às 10h ou até atingir 100 números em cada unidade. A aplicação começará às 8h.

Já para os idosos que receberão a segunda dose da vacina, as senhas serão distribuídas das 11h30 às 15h ou até atingir 50 números em cada unidade de saúde. A aplicação do imunizante terá início às 13h.

Em todos os casos, o próprio idoso deverá retirar a senha. Se ele tiver dificuldade de locomoção, um familiar poderá pegar o número e aguardar com a pessoa que será vacinada na parte de fora da unidade ou no carro. A senha é válida apenas para o mesmo dia em que for retirada.

Por fim, os profissionais da saúde que tomarão a segunda dose devem agendar pelo site www.bauru.sp.gov.br. Eles receberão o imunizante no Cerest, na rua Henrique Savi, 2-85.

DOCUMENTOS

Os idosos devem apresentar RG e CPF para tomar a vacina. Para os profissionais da saúde, são obrigatórios RG, CPF e documento que comprove o vínculo com a saúde ou a carteira da entidade de classe.
Para quem for tomar a segunda dose, é importante levar o cartão recebido na primeira dose.

RECLAMAÇÕES

Ontem, a reportagem recebeu várias reclamações sobre filas e ausência do imunizante. Na UBS da Vila Cardia, uma moradora do entorno, que preferiu não se identificar, levou a mãe, de 91 anos, para tomar a segunda carga, mas a idosa não foi vacinada. A mulher recebeu a primeira dose em 8 de fevereiro e, como a CoronaVac exige um intervalo de duas a quatro semanas entre as etapas, a família se preocupou com a possibilidade de a vacina perder a eficácia.

Na mesma unidade, estava Stephane Hungria com a avó, Ana Maria Oliveira Cecci, de 82 anos, que receberia a primeira dose. "É revoltante ficar na fila e, depois, saber que as doses acabaram", critica.

Usuários da UBS da Vila Cardia informaram que a unidade abrigava uma fila de quase 200 pessoas. Também havia longa espera na sede do Promai. Segundo o município, as doses chegaram após as 8h e as 130 senhas já tinham sido distribuídas.

CAUSAS

Além da falta da CoronaVac para a segunda dose, a prefeitura alega que as filas foram formadas porque muitos idosos chegaram pouco depois das 5h e "esperaram pela vacina sem necessidade, apesar das orientações da Secretaria de Saúde".

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do município, faltaram carros para levar as vacinas - relacionadas à primeira dose - aos pontos de imunização. O poder público, inclusive, solicitou alguns veículos às demais secretarias para contornar o problema.

No seu aniversário de 80 anos, a professora aposentada Gilda de Lima Gomes ganhou um presente e tanto: a vacina contra a Covid-19. A idosa é filha da já falecida Adelaide Rúbio de Lima, fundadora do Frutal Lima, que ficava na avenida Rodrigues Alves, na região central de Bauru. "Ela se sentiu muito feliz, fez um cartaz e pediu para eu registrar o momento com uma foto", comenta a filha, Andréa de Lima Gomes.

A Prefeitura de Bauru confirmou que a primeira dose a idosos de 77 a 79 anos começará a ser aplicada nesta quarta-feira (3). Eles poderão retirar as senhas das 7h às 10h ou até acabar os 100 números de cada unidade de saúde.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09