A partir desta sexta-feira (9), motoristas bauruenses não poderão mais usar cartões de débito ou crédito para comprar vagas de estacionamento pelo aplicativo 'Rotativo Bauru - versão do usuário'. Isso porque, segundo a Emdurb, o contrato com a empresa que administra essas transações do app não foi renovado e será necessário abrir um novo processo licitatório, que levará cerca de 60 dias até ser finalizado. Enquanto isso, os usuários terão de comprar Zona Azul por boleto bancário no próprio app ou poderão recarregar com os orientadores (amarelinhos), que continuarão aceitando pagamentos com cartões de débito ou crédito normalmente.
De acordo com a Emdurb, em 2019, quando o aplicativo foi implementado em Bauru, a empresa GetNet foi contratada para fornecer o gateway de pagamento (serviço de administração das vendas online com cartão) no app. Porém, quando procurada para renovação, a companhia pediu um reajuste acima do que foi previsto em contrato. "O que não poderia ser feito, por ser ilegal. Informamos que poderia ser feita a correção dos valores pelo percentual acumulado no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é o índice previsto no contrato, nos últimos 12 meses, sendo tal índice negado pela empresa contratada", explica a Emdurb em nota.
Além disso, a Emdurb alega que, no documento firmado com a GetNet, havia uma previsão estimada de transações pelo aplicativo, que acabaram não se concretizando. "A pandemia e o fechamento do comércio na região central, onde estão localizadas a maioria das vagas de rotativo, resultaram na queda de venda, motivo que justifica a quantidade de transações menores que o estimado", pondera, em nota.
Diante dessas divergências, o acordo não foi renovado e a Emdurb realizará um novo processo licitatório, visando a contratação de outra empresa para gerenciar as transações com cartões no aplicativo, incluindo, também, a possibilidade de pagamento por PIX. Esse trâmite levará cerca de 60 dias, segundo o órgão.
SERVIÇO
Enquanto isso, o aplicativo 'Rotativo Bauru - versão do usuário' terá como opção de compra de vagas a utilização de crédito pré-pago, ou seja, os usuários poderão recarregar o app por boleto bancário ou com os orientadores da Emdurb (amarelinhos).
Vale lembrar que o aplicativo dos orientadores continua funcionando da forma atual: venda com dinheiro, sendo para estacionamento avulso ou recarga, e por cartões de débito ou crédito. Também existe a opção de compra dos talões em papel, em caso de urgência. A versão dos postos de venda também segue no formato atual.