Participante ativa do desenvolvimento da cidade, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag) completa 55 de anos em 12 agosto e, com o objetivo em manter essa característica proativa, a entidade comemora mais um ano em ampliação. Além de aumentar a própria estrutura física de sua sede, a associação visa a extensão de suas parcerias e colaborações junto à população e ao poder público. Conforme o JC noticiou, os 55 anos da Assenag será celebrado ainda com o drive thru da 32.ª Festa Alemã, que tradicionalmente comemora o aniversário da entidade.
Com inauguração prevista para fevereiro de 2022, o terceiro piso da sede da Assenag ajudará a entidade a aumentar os espaços destinados aos conselhos de classe e também a ampliar as vagas para cursos e coworking (local de trabalho que tem obtido cada vez mais adeptos, por permitir a interação entre profissionais que dividem entre si as despesas gerais e as áreas em comum).
Também no plano de expansão da associação estão as ações sociais, como as campanhas que arrecadam fundos para instituições beneficentes, além de doações, como cestas básicas e agasalhos, que vão para o Fundo Social de Solidariedade do município, responsável por auxiliar dezenas de famílias em vulnerabilidade no município.
"Temos participado intensamente e queremos ampliar cada vez mais nossa ajuda à população. Neste ano, por exemplo, fizemos livros de receitas e a Vila Vicentina conseguiu um bom fundo com a venda deles", comenta o presidente da Assenag, Alfredo Neme.
CONTRIBUIÇÕES
Hoje, associação possui representantes em mais de 13 conselhos municipais.
"Acho que só não participamos dos conselhos da Saúde e da Educação. Com essa vida ativa, a Assenag busca nada mais do que contribuir com o desenvolvimento de Bauru", destaca Neme.
A história da fundação da Assenag, aliás, é galgada em movimentos que buscavam melhorias para o município, destaca. Na década de 60, engenheiros e arquitetos se uniram para pleitear que o Estado transformasse em mão dupla um viaduto, que seria implementado com mão única de direção na avenida Rodrigues Alves sobre a rodovia Marechal Rondon.
"Foi no bojo dessa articulação que a associação nasceu. Temos um histórico grande de participação no desenvolvimento de Bauru. Outro exemplo é a duplicação da Rondon. A discussão sobre o assunto surgiu no nosso Seminário Bauru 2000", lembra Eduardo Pegoraro, vice-presidente da entidade, contando que a primeira sede da Assenag era em uma sala do edifício Caravelas.
E foi com a ideia de contribuir mais uma vez, que a entidade propôs, recentemente, ao poder público, duas sugestões para ajudar no "destravamento da cidade".
Conforme o JC noticiou, uma delas sugere que a prefeitura firme um convênio com Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a fim de possibilitar a municipalização de licenciamentos ambientais, que, hoje, são emitidos apenas pelo Estado.
A segunda propositura se refere a um projeto de lei sobre a contribuição de melhorias. Com a proposta, a Assenag sugere que a prefeitura execute serviços de infraestrutura em loteamentos e, depois, cobre do proprietário a benfeitoria de forma parcelada, já que o imóvel será valorizado.
"Antes de 1982, a realização de infraestrutura em loteamentos era de responsabilidade apenas da prefeitura, o que gerou atrasos e um déficit de cerca de R$ 1 bilhão. Bairros como Vila Aviação e o Marabá carecem de estrutura até hoje. Acreditamos que é possível criar um fundo que pode alimentar o serviço e, após alguns meses, a prefeitura já estará recebendo para isso. São sugestões que auxiliariam a cidade", pontua Neme.
Para comemorar seus 55 anos, a Assenag promove, em 21 de agosto, das 11h30 às 13h30, sua 32.ª Festa Alemã, desta vez em formato drive thru.
O cardápio alemão, que costumava ser servido no evento de aniversário da associação, virá em porções individuais, contendo: eisbein (joelho de porco), salsichão, batatas, purê de maçã, chucrute (conserva de repolho fermentado) e, claro, a tradicional canequinha alusiva ao aniversário. Os kits poderão ser retirados na entrada da instituição, que fica na rua Doutor Fuas de Mattos Sabino, 1-15. As adesões são limitadas e podem ser adquiridas na secretaria da Assenag. Mais informações pelos telefones: (14) 3202-8130 e (14) 99114-1710 (WhatsApp).