Em agosto de 2020 Assis ocupava a 34ª posição e saltou para a 17ª no ranking de cidade mais seguras para se viver, entre 141 cidades, conforme dados apresentados pelo Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), do Instituto Sou da Paz. O Portal AssisCity divulgou, em agosto de 2020, que Assis era uma cidade com menos criminalidade que as vizinhas cidades de Ourinhos, Marília e Bauru. Os nichos de classificação analisados pelo IECV para se chegar às cidades menos violentas são crimes contra a vida (roubo, homicídio e latrocínio), contra a dignidade sexual (estupro) e contra o patrimônio.
Assis, que tem cerca de 105 mil habitantes, registrou em 2020 três ocorrências de homicídio doloso, nenhuma ocorrência de latrocínio, 83 ocorrências de roubo e outros crimes, uma ocorrência de roubo carga, quatro ocorrências de roubo veículo e 19 ocorrências de estupro. A cidade com os piores índices é Peruíbe, que tem cerca de 70 mil habitantes e registrou em 2020, 324 ocorrências de roubo, 39 de estupro e 14 de homicídio, além de um latrocínio.
O índice geral do Estado registrou queda em relação ao ano de 2019, variação que é atribuída às reduções nas ocorrências de roubos e estupros. Esses dois tipos de crime sofreram influência das restrições impostas em decorrência da pandemia de COVID-19.
Fonte: AssisCity