Bem-vindo -
05/08/2021

Atletas apontam vários problemas na nova pista de skate do Mary Dota

Enquanto a prática de skate é impulsionada no País após atletas brasileiros conquistarem duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o esporte, em Bauru, ainda enfrenta obstáculos. Prevista para ser entregue originalmente em 6 de janeiro, a pista de skate do Núcleo Mary Dota ainda não ficou pronta e, para piorar, apresenta falhas em sua estrutura, que foram denunciadas por atletas da modalidade.

Eles apontam que ela já apresenta sinais de deterioração, como algumas rachaduras no concreto, além de estar com nivelamento irregular e com proporções que irão colocar em risco a segurança dos praticantes do esporte. As reclamações ensejaram uma reunião realizada pela Secretaria Municipal de Obras na última terça-feira (3), com a presença de representantes da empresa responsável pela obra e com os praticantes de skate e BMX (bicicross).

Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura informou que "foram apontadas as pendências que precisam de reparos" e que o bowl ainda será lixado e impermeabilizado. "Além disso, qualquer outra pendência deverá ser reparada pela empresa", diz a nota.

Os vereadores Junior Rodrigues (PSD) e Estela Almagro (PT) estiveram na pista nesta semana para ouvir os atletas. Segundo Rodrigues, que é presidente da Comissão de Esporte da Câmara Municipal, a situação é a mesma enfrentada durante a construção das pistas da avenida Getúlio Vargas e do Parque Santa Edwirges.

"Aparentemente, as empresas que assumem estas obras não têm o conhecimento técnico para construir pistas de skate. Os atletas alegam que, profissionalmente, não há como utilizá-la como local de treino, porque está com várias rachaduras, fora de padrão, fora de medida e desnivelada", detalha.

'TREPIDAÇÃO'

Praticante de BMX há 17 anos, o atleta Natanael Pedro da Silva, 31 anos, reforça a má impressão ao visitar o local, destacando que a obra não condiz com o que estava previsto no projeto e que a empresa, possivelmente, "não tem qualquer experiência com construção de pista". De acordo com ele, um dos problemas mais graves está na instalação dos tubos de aço que ficam nas bordas das rampas, chamados de coping.

Natanael explica que eles estão "saltados", em posição incorreta, o que inviabiliza a transição para os quarters, existentes sobre as rampas, na cabeceira da pista. "Além disso, tem muita trepidação, irregularidade. O atleta vai sair com a sensação de que foi fazer trilha de moto. O bowl precisava ter sido feito com pequenos pedaços de concreto, por causa da dilatação. Com pedaços grandes, o atleta sente os trancos nos raios, como se a pista estivesse quadrada. A meu ver, só lixar não vai resolver. Vai ter de refazer o serviço", analisa.

Ainda de acordo com o atleta, outro problema é a curva acentuada de um dos trechos do bowl, que é percorrida com maior velocidade e seria compatível com uma altura maior, de cerca de 2,5 metros, e não com a que foi adotada, de pouco mais de um metro. "É até uma questão de segurança. Fora isso, por conta de todos os problemas, as novas gerações que quiserem aprender o esporte vão ficar treinando lá, sem conseguir evoluir", completa.

A pista de skate do Núcleo Mary Dota fica em área institucional de 2.556,38 metros quadrados, anexa à praça da quadra 1 da rua Ruth Rodrigues Maduro dos Santos, e custará R$ 832,2 mil, recurso oriundo de emenda parlamentar, contrapartidas e verbas da prefeitura. As obras foram iniciadas no segundo semestre do ano passado e deveriam ter sido entregues em 6 de janeiro de 2021, prazo que foi adiado para 7 de julho, também não cumprido. Na semana passada, a prefeita Suéllen Rosim esteve no local, quando informou ter assumido o projeto com 26% da obra executada, chegando agora a 54,15%.

Esta não é a primeira construção de pista de skate a apresentar problemas em Bauru. Em 2019, a pista do Parque Santa Edwirges, que fica na quadra 4 da alameda Sócrates, também virou notícia por problemas estruturais. O JC revelou a situação um dia antes da inauguração do espaço, que acabou sendo cancelada para as devidas adequações. Em 2016, a Bauru Skate Park, localizada na rua Araújo Leite, na altura do Jardim Aeroporto, também precisou ser interditada para receber reparos menos de dois meses depois de ser aberta ao público, por apresentar rachaduras e buracos, entre outros defeitos.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09