A pandemia fez com que o "feriadão" de Carnaval, que começaria neste sábado (13), fosse cancelado. Em âmbito estadual e municipal, os pontos facultativos acabaram sendo suspensos e, com isso, muitos estabelecimentos e órgãos - que, normalmente, ficariam fechados até metade do expediente na Quarta-feira de Cinzas - irão abrir.
Uma das exceções são as bancárias, que ficarão fechadas neste fim de semana, segunda e terça-feira. Já repartições públicas municipais, bem como o Fórum e o Ministério Público Estadual reabrem a partir de segunda (15). O Ministério Público Federal, por sua vez, fica fechado nestes quatro dias.
Como Bauru está na fase vermelha do Plano São Paulo, o comércio central, shoppings e o Villaggio Mall só estão autorizados a atender por sistema de delivery, drive thru ou retirada na porta. Pelo mesmo motivo, os cinemas seguem fechados.
Também por conta da pandemia, Zoo, Botânico e Horto Florestal não estão abertos à visitação. O Poupatempo e o Detran.SP são outras duas instituições com atendimento suspenso.
Já em relação aos supermercados, os principais irão abrir todos os dias, mas, como ocorre com toda empresa privada, a decisão fica a critério de cada estabelecimento. A coleta de lixo só não opera no domingo.