Bem-vindo -
16/06/2021

Bauru começa a vacinar 50 anos ou mais contra Covid e amplia horários

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, começa, nesta quarta (16), a aplicação da vacina contra a Covid-19 a pessoas entre 50 e 54 anos, um público estimado em 23 mil indivíduos. A imunização aos munícipes com 55 anos ou mais também continua. Além disso, os horários dos pontos de vacinação foram ampliados até as 19h.

A medida é para agilizar a aplicação do imunizante em Bauru, uma vez que, conforme o JC divulgou, há milhares de doses em estoque. O secretário municipal de Saúde, Orlando Costa Dias, adiantou, na edição de ontem do JC, que quer dobrar o ritmo de vacinação semanal.

COMO FICA

A partir desta quarta-feira, a vacinação das pessoas com 50 anos ou mais sem comorbidade ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, em todas as UBSs, USFs, Casa da Mulher, Promai e Cerest. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam a vacina.

Nos horários anteriores, durante o período da manhã e começo da tarde, a aplicação da primeira dose será para os demais públicos que já podem tomar a vacina (confira no quadro ao lado os horários). Para viabilizar a ampliação do horário, a Secretaria de Saúde vai priorizar a imunização nas unidades no período da tarde.

Em todos os casos, é obrigatório o agendamento no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho no site. O cadastro para pessoas com 50 anos ou mais foi liberado no final da tarde desta terça-feira (15). Antes, por conta da atualização do sistema, ele ficou travado, o que gerou dúvidas nos munícipes. Por volta das 18h, contudo, a questão foi resolvida.

Na unidade, data e horário marcados, a pessoa deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já para as demais categorias, são obrigatórios os mesmos documentos e mais a comprovação de que pertence ao público que pode tomar a primeira dose.

SEGUNDA DOSE

Já a aplicação da segunda dose ocorre em pontos diferentes. Aos idosos, tanto a carga complementar da CoronaVac quanto da AstraZeneca serão aplicadas no Promai. Os profissionais da Educação também recebem a segunda dose no Promai. As gestantes que receberão a carga de reforço da CoronaVac devem procurar a Casa da Mulher. Para os profissionais da saúde, a aplicação ocorre no Cerest nesta semana. Em todos os casos, é obrigatório o agendamento.

As doses da Pfizer começaram a ser aplicadas em Bauru. Conforme o JC noticiou na última semana, 5.838 unidades do imunizante chegaram ao município.

De acordo com a prefeitura, as vacinas da Pfizer estão sendo utilizadas, assim como a AstraZeneca, para o público em geral, incluindo por idade. A Secretaria Municipal de Saúde não divulga os locais onde há cada imunizante para evitar que a população tente escolher alguma delas, já que todas têm eficácia comprovada cientificamente.

As doses da CoronaVac estão reservadas para as gestantes, que é a recomendação do Ministério da Saúde e do Estado.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09