Morreu, na manhã desta segunda-feira (2), o médico Carlos Eduardo Araújo Antunes, aos 84 anos. Fundador do Instituto do Câncer de Bauru (Naic) e considerado um dos maiores nomes da oncologia no Estado de São Paulo, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Carlos Antunes se formou em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com residência no Hospital do Câncer de São Paulo. Trabalhou por mais de 30 anos como cirurgião oncológico e de cabeça e pescoço, especializado em oncologia clínica e radiologia. Segundo a família, realizou mais de 30 mil operações e era pioneiro na área oncológica em Bauru, além de autor e coautor de trabalhos nacionais e internacionais.
"A mãe dele, minha avó, morreu de câncer de mama. Por isso, ele decidiu ser oncologista. Dedicou a vida à medicina filantrópica. Fez de tudo para atender pacientes pelo sistema público de saúde e foi médico domiciliar por anos. Desde que voltou para Bauru, em 1973, lutou por um melhor atendimento aos pacientes com câncer e conseguiu abrir o atual Naic, em 1998. Era o médico dos desamparados e um grande cirurgião, com reconhecimento internacional", conta o filho dele, Marcelo Antunes, que, inspirado no pai, também é médico oncologista e diretor geral do Naic.
"Era uma pessoa muito amiga, rígida nas obrigações, gostava muito de pescar e era muito alegre. Era um excelente pai. Já não fazia mais atendimentos e nem cirurgias, mas era muito querido por seus pacientes. Ele amava fazer medicina. Dedicou a vida à isso. Ele deixa o legado do atendimento com carinho, atenção e dedicação aos pacientes", complementa o filho.
Em nota oficial, o Instituto Naic lamentou a perda nas redes sociais. "Nesse momento de profunda dor, a administração do Naic manifesta aos familiares e amigos as mais sinceras condolências. (...) Que seu legado perdure para todo sempre".
ADEUS
O velório foi realizado no Memorial Bauru Necrópole Ecumênica Vertical, na tarde desta segunda-feira (2). O sepultamento ocorreu às 18h, no mesmo local. Carlos Antunes deixa a esposa Julieta; os filhos Lilia, Adriana e Marcelo; e seis netos.