Bauru e região seguem na fase vermelha do Plano São Paulo, segundo nova reclassificação divulgada nesta sexta-feira (5) pelo governo paulista, em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. Os critérios mais restritivos foram mantidos pelo Estado por conta da alta nos índices de internação. Em relação às UTIs, por exemplo, a região tem a maior ocupação do Estado, com 90,1% dos leitos com pacientes.
Neste caso, apenas os serviços essenciais podem funcionar. Em Bauru, foi sancionada na última quarta-feira (3) lei que que reconhece como essenciais atividades de diversos segmentos econômicos, com o intuito de viabilizar a abertura de estabelecimentos relacionados, a despeito da Fase Vermelha. Pelo governo do Estado, poderiam atender clientes no interior dos estabelecimentos somente padarias, mercados e farmácias, por exemplo.
Com a lei local estão autorizados a abrir também comércio, shoppings, praças de alimentação, restaurantes, bares, salões de beleza, barbearias, escritórios de diversos segmentos, clubes desportivos, food trucks e buffets adultos e infantis, sem restrições de horários ou percentuais máximos de ocupação pré-estabelecidos.
O enquadramento restritivo está vigente desde o dia 25 de janeiro. Também seguem no vermelho as regiões de Franca e Araraquara. Já a região de Marília avançou para a laranja.