Bem-vindo -
11/03/2021

Bauru está entre as 20 cidades com menor isolamento de SP

Nesta quarta-feira (10), o governo do Estado voltou a divulgar, em suas coletivas de imprensa, os índices de isolamento social, como forma de observar se a reclassificação de todo o território paulista para a fase vermelha, que começou a valer no último dia 6, será eficiente para reduzir o deslocamento de pessoas e, assim, conter a propagação do novo coronavírus. E, de acordo com o sistema de monitoramento do governo paulista, Bauru figura entre as 20 cidades com menor taxa de isolamento, entre as 139 que são acompanhadas.

Conforme os índices mais atualizados, desta terça (9), a adesão era de 38% da população, mesmo patamar alcançado por Sorocaba, Itatiba e Catanduva. Em condição pior, estavam somente Arujá, Barueri, Cajamar, Guaratinguetá, Jandira, Marília, Nova Odessa, Piracicaba, Poá e Santa Bárbara d'Oeste, com isolamento de 37%; Itu, Presidente Prudente e Salto, com 36%; e Jundiaí, com 35%.

O monitoramento do governo paulista é realizado a partir de um acordo com operadoras de telefonia e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que fornecem dados agregados e anônimos sobre o deslocamento de pessoas nos municípios mapeados. Na terça, o índice médio do Estado era de 43%.

Das 139 cidades monitoradas, as que tiveram melhores resultados nesta data foram São Joaquim da Barra (63%), Batatais (59%), Mococa (59%), Bebedouro (55%) e São Sebastião (55%). Todas são localidades com menos de 91 mil habitantes.

Já Bauru tem atingido suas melhores taxas aos domingos, quando, habitualmente, uma parcela maior da população tende a ficar em casa. No dia 7 de março, já com a ampliação de horário do toque de restrição das 20h às 5h e não mais das 23h às 5h, o município alcançou seu melhor índice neste ano, de 49%. Em domingos anteriores, a taxa havia sido de 48% (em 28 de fevereiro) e de 46% (dia 21), mesmo já estando na fase vermelha do Plano São Paulo.

RETROSPECTO

O cenário é bem semelhante aos melhores resultados atingidos pela cidade no início da pandemia, período em que somente os serviços essenciais foram autorizados a funcionar e quando a população ainda estava motivada a manter o distanciamento social. Foi em 3 de maio de 2020 a última vez em que Bauru registrou taxa de isolamento acima de 50% (o índice foi de 53%), com o recorde até agora de 55%, alcançado no dia 29 de março e repetido em 19 de abril.

Todas as datas do ano passado mencionadas eram domingos. Nas cidades monitoradas da região, Penápolis registrou taxa de 52% nesta terça-feira; Ibitinga, 49%; Lins, 44%; Botucatu, 40%: Jaú, 40%: Lençóis Paulista, 39%; e Marília, 37%.

Na entrevista coletiva desta quarta, o Estado reforçou que a redução do deslocamento da população e a conscientização de que as pessoas só devem sair de casa quando houver necessidade são fundamentais para conter a pandemia, em um contexto de risco de colapso do sistema de saúde. Em Bauru, a UTI Covid do Hospital Estadual, unidade de referência para tratamento do novo coronavírus na rede pública, está há 13 dias com, no mínimo, 100% de ocupação, sendo os últimos sete dias com registro acima deste limite.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva, realizou 86 fiscalizações a estabelecimentos entre a noite da última sexta-feira (5) até domingo (7), uma média de 29 por dia.

Desse total, 79 vieram de denúncias, sendo 12 procedentes. Foram aplicados cinco autos de infração, sendo dois bares, dois restaurantes e uma loja de conveniência. Todas as autuações foram por atendimento presencial e consumo no local, sendo dois também por aglomeração.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09