Bem-vindo -
05/02/2021

Bauru ficará com 50 novos leitos do 'pacote' anunciado pelo Estado

Do "pacote" de novos leitos anunciado pelo governo do Estado, 50 deles serão abertos em Bauru. São 40 para Covid-19 - sendo 20 UTIs e 20 enfermarias - e mais 10 UTIs direcionadas a outras enfermidades. O detalhamento da distribuição, tanto para a cidade quanto para a região (leia mais na página 14), foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (4).

Conforme o JC publicou na edição de ontem, haverá um investimento do governo estadual de R$ 21,3 milhões para disponibilizar os novos leitos em todo Departamento Regional de Saúde 6 (DRS-6) por conta do "recrudescimento de casos e óbitos de coronavírus e aumento na demanda de internações na região". Inicialmente, foi divulgado que seriam 247 novas vagas, contudo, a pasta informa que houve um incremento de 40 leitos, totalizando 287.

NA CIDADE

Em Bauru, os leitos de UTI Covid serão distribuídos da seguinte forma: 10 para o Hospital Estadual (HE), referência no tratamento da doença na região, e 10 para o hospital de campanha montado no Hospital das Clínicas (HC) da USP. Esta última unidade também terá mais 20 leitos de enfermaria para pacientes com o novo coronavírus.

Além desses 40 leitos Covid, serão abertas outras 10 vagas de internação em UTI no Hospital de Base (HB) para demais doenças.

TAXA DE OCUPAÇÃO

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde, além de detalhar a relação de novos leitos para cada cidade, frisa que a região de Bauru possui uma rede robusta e apta a atender casos de Covid-19. "A taxa de ocupação de UTI na região é de 89,8%. Portanto, há condições de atender os pacientes", frisa.

Ainda de acordo com a pasta estadual, todos os 50 leitos de UTI e os 46 de enfermaria do HE de Bauru estavam ocupados nesta quinta-feira. Já a lotação do hospital de campanha no HC da USP, que tem 30 leitos de enfermaria, era de 60%

"Além de manter hospitais e auxiliar a rede pública, a Secretaria de Estado da Saúde também mantém uma estratégia especial de gestão de leitos hospitalares, para dar prioridade à internação de pacientes com quadros respiratórios agudos e graves, com suporte da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde), sistema online que funciona 24 horas por dia e que verifica vagas disponíveis em hospitais do SUS em SP, para as transferências. Eventuais transferências inter-hospitalares e intermunicipais de pacientes serão feitas se e quando houver necessidade", conclui a nota.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09