Bem-vindo -
02/04/2021

Bauru tem 'feriadão' com restrições, lagoa bloqueada e vacinação hoje

O "feriadão" de Páscoa em Bauru será marcado pelas novas restrições impostas pela Prefeitura Municipal para conter o avanço da pandemia na cidade e pelo bloqueio das entradas da Lagoa da Quinta da Bela Olinda. Além das medidas que visam evitar aglomerações e o deslocamento dos moradores, o Executivo bauruense dará sequência à vacinação da população contra a Covid-19 nesta sexta-feira (2), com a inclusão de pessoas com 68 anos no cronograma.

No decreto publicado em edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira (1), a prefeitura estabeleceu novas medidas para o enfrentamento da pandemia, que começam a vigorar nesta Sexta-Feira Santa e valem até o dia 11 de abril. Uma das mudanças é a redução, de 50% para 30%, da capacidade máxima de lotação dos supermercados, sendo admitida a entrada somente de uma pessoa por família.

Segundo o diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Fernando Luiz, as regras serão rigorosamente cumpridas. Já prevendo a formação de filas na porta lojas, a entidade orientou os estabelecimentos a ampliarem o número de caixas em operação e a quantidade de funcionários em setores como açougue e padaria.

"Isso deve dar maior vazão ao fluxo de clientes. E pedimos a colaboração dos consumidores, para que apenas uma pessoa da família vá fazer as compras. Nós somos favoráveis às regras que foram criadas e elas serão cumpridas", pontua, salientando que as pessoas devem manter distanciamento e priorizar os horários de menor movimento, até as 10h, das 13h às 15h e das 20h em diante.

O decreto municipal também proíbe a venda de bebidas alcoólicas das 18h às 6h, inclusive em supermercados, em todos os dias da semana. Também houve diminuição do horário de funcionamento de vendas por drive thru, que podem ocorrer das 5h às 19h. Já as vendas por delivery continuam autorizadas 24 horas por dia.

Vale lembrar que, durante a fase emergencial, os serviços não essenciais seguem proibidos de atender presencialmente. Em praças e parques, a permanência de pessoas fica proibida, visando coibir aglomerações.

BARREIRAS

Com o mesmo objetivo, a prefeitura bloqueou os acessos da Lagoa da Quinta da Bela Olinda. Nesta quinta, a Secretaria Municipal de Obras instalou barreiras de terra para impedir a entrada de pessoas e veículos no local, que vinha registrado movimento intenso aos finais de semana. Além de não contribuir para a redução da transmissão do vírus, a frequência à lagoa também representa alto risco de afogamento.

"O governo municipal pede a colaboração da população para que não frequente o entorno da lagoa e que também evite qualquer tipo de aglomeração em áreas públicas ou particulares durante a pandemia", frisa o Executivo, em nota.

A prefeitura, com o apoio das polícias Militar e Civil, seguirá fiscalizando estabelecimentos e festas clandestinas neste feriadão (leia mais na página 4). As denúncias devem ser reportadas à Ouvidoria pelo telefone (14) 3235-1156, que funciona todos os dias, das 8h até 0h, ou registradas no site www.bauru.sp.gov.br/ouvidoria e no e-mail [email protected] Já as denúncias sobre aglomerações em vias públicas devem ser feitas para o 190 da Polícia Militar, que também recebe as reclamações de eventos e festas clandestinas.

Imunização a 68 anos será nesta sexta e segue segunda

Nesta sexta-feira (2), a Prefeitura de Bauru vai iniciar a vacinação dos idosos com 68 anos completos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), o Promai e também o Cerest irão abrir das 8h às 13h neste feriado, somente para aplicação da primeira dose em idosos com 68 anos ou mais.

Inicialmente, o governo municipal havia divulgado que a imunização deste público-alvo ocorreria na sexta e no sábado. Porém, como há expectativa de conseguir aplicar as 2,8 mil doses disponíveis em um único dia, decidiu manter a vacinação apenas neste sábado, com retomada do serviço na segunda-feira (5).

A lista completa dos pontos de vacinação pode ser conferida no www.bauru.sp.gov.br. Para receber a dose, o morador deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Bauru. Aqueles que estão em tratamento oncológico ou são imunossuprimidos devem levar carta médica com liberação para ser imunizado.

A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas mantenham o distanciamento e usem máscara nas unidades. Também solicita doações, a quem puder, de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene pessoal, que serão destinados a famílias de baixa renda. A iniciativa faz parte da campanha 'Proteja a sua vida e garanta a sobrevivência do outro', realizada pelo Fundo Social de Solidariedade.

A coleta de lixo não será interrompida em Bauru durante o feriado prolongado. De acordo com a Emdurb, para os bairros onde o serviço é realizado às segundas, quartas e sextas, a recolha será feita normalmente nesta sexta-feira e, no sábado, não há alterações tanto para a coleta de orgânico quanto para a seletiva.

Os atendimentos médicos de urgência e emergência continuam sendo realizados de forma ininterrupta nas unidades de urgência e emergência. Já as Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas para atendimento normal do público. O funcionamento ocorrerá apenas para vacinação contra a Covid-19 hoje.

O Zoológico, Jardim Botânico e Horto Florestal continuam fechados para visitas durante a fase emergencial do Plano São Paulo. Já as feiras livres diurnas funcionam normalmente.

Os Ecopontos abrem nesta sexta-feira (2), das 8h às 16h; no sábado, das 7h às 19h; e, no domingo, funcionam das 8h às 16h. O Ecoverde fica fechado na Sexta-Feira Santa, reabre no sábado, das 7h às 13h, e volta a fechar no domingo, retomando o funcionamento em horário normal na segunda-feira.

Reclamações sobre vazamento de água e esgoto devem ser comunicados no 0800-7710195, que recebe ligações de telefone fixo, ou no 3235-6140 e 3235-6179, para chamadas feitas por celular. O atendimento ocorre 24h, todos os dias da semana.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09