A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, aplicou 6.371 doses da vacina contra a Covid-19 neste sábado (19), batendo o recorde de aplicação do imunizante em um único dia até este momento. O município também ultrapassou a marca de 200 mil doses desde o começo da campanha, chegando a 201.261 vacinas aplicadas, sendo 141.893 primeira dose e 59.368 da segunda.
Ontem, foi o primeiro dia de imunização a pessoas de 45 anos ou mais sem comorbidade. Além delas, os demais públicos que já estavam tomando a vacina, como idosos, indivíduos de 18 anos ou mais com comorbidade, pessoas de 18 anos ou mais com deficiência permanente, gestantes e puérperas com 18 anos ou mais, indivíduos com Síndrome de Down, transplantados, pessoas com HIV e profissionais da educação, continuarão recebendo o imunizante de segunda a sexta.
As pessoas com 45 anos ou mais que não puderam receber a primeira dose neste sábado podem tomar a vacina de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h (a ampliação de horários praticada na última semana terminou), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam o imunizante nos dias da semana.
O agendamento para toda a semana dos dias 21 a 25 de junho foi liberado no final da tarde de ontem, no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho na página.
Para as pessoas de 45 anos ou mais, na data e horário marcados, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência na unidade de saúde. Já para os demais públicos, além desses documentos, é preciso mostrar também um comprovante de que pertence à respectiva categoria que pode receber a primeira dose.
HORÁRIOS
Assim como fez nesta última semana, a prefeitura vai dividir, por faixa de horário, a aplicação da primeira dose: das 8h às 9h (gestantes e puérperas com 18 anos ou mais), das 9h às 10h (pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais), das 10h às 12h (indivíduos com comorbidade com 18 anos ou mais), das 13h às 14h (profissionais da educação - já devem levar o QR Code impresso) e das 14h às 17h (pessoas com 45 anos ou mais).
A primeira dose para gestantes e puérperas está disponível ainda na Casa da Mulher, também com necessidade de agendamento no site da Prefeitura de Bauru.
SEGUNDA DOSE
Já a aplicação da segunda dose do imunizante é realizada em pontos diferenciados, conforme cada público que já pode tomar a carga de reforço.
Em todos os casos, é obrigatório o agendamento no site da prefeitura.
Paulo Eduardo Campos/Prefeitura de Bauru
Além da imunização da Covid-19, a Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, aplicou 6.113 doses contra a Influenza neste sábado (19). Durante toda a campanha, que começou em abril, já foram aplicadas 59.894 vacinas em Bauru.
O imunizante é de dose única e protege da H1N1, H3N2 e Influenza B, sendo oferecido anualmente pelo Ministério da Saúde. Em Bauru, a vacinação da Influenza ocorre sempre aos sábados. Portanto, as pessoas que não conseguiram tomar ontem não devem procurar as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, pois, nesses dias, os postos fazem apenas a vacinação da Covid-19. A aplicação do imunizante da Influenza será retomado no sábado que vem (26), informa a prefeitura.