O bauruense que tomou a primeira dose da CoronaVac e, na vez da segunda, foi vacinado com a AstraZeneca, recebeu, enfim, mais uma dose da CoronaVac na última quarta-feira (5). Em nota, a Prefeitura de Bauru informa que está seguindo as normas e diretrizes do Ministério da Saúde. O órgão, por sua vez, recomendou a aplicação da segunda dose do primeiro imunizante tomado, ou seja, da vacina do Butantan. Mesmo assim, o homem é acompanhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Jussara/Celina.
Conforme o JC noticiou em 24 de abril último, o bauruense recebeu a primeira dose da CoronaVac e, no último dia 20, foi vacinado com a AstraZeneca. A troca dos imunizantes se deu no posto do Jussara/Celina e a Secretaria Municipal de Saúde ficou de apurar as circunstâncias do erro.
Na época, a prefeitura chegou até a argumentar que o bauruense "procurou pela unidade no horário errado, porque ele teria de ir à tarde". A primeira dose das vacinas contra a Covid-19 tem sido aplicada apenas das 8h às 12h e a segunda, entre 13h e 16h30.
O município ressaltou que ainda esclareceria o motivo do equívoco e que o excesso de movimento na UBS "pode ter colaborado para o acontecido".
SEM COMPROVAÇÃO
Como não há um estudo que comprove a eficácia da mistura de vacinas diferentes, o bauruense é monitorado pelo posto de saúde.
Na época da troca, a prefeitura alegou que a aplicação da AstraZeneca já era considerada a segunda dose, mas aguardava uma posição do Ministério da Saúde. O órgão federal, por sua vez, recomendou que o bauruense recebesse a segunda dose da CoronaVac.