Moradores de Bauru voltaram, nesta semana, a sinalizar buracos no asfalto por conta própria. É praticamente impossível se locomover no trânsito sem encontrar problemas no asfalto da cidade, reclamam motoristas, principalmente nas redes sociais. Para alertar o perigo, munícipes estão utilizando galhos grandes, gravetos, tábuas, cabos de vassoura e, quando dá tempo, até acrescentam detalhes, como sacola em formato de bandeira.
A iniciativa tem boa intenção. Visa "quebrar um galho" com sinalização para alertar outros motoristas a evitar queda de roda e estouro de pneu. Mas há, também, o risco de o condutor ter a frente encoberta ou ser obrigado a desviar demais, ocasionando acidentes.
Um destes exemplos, com grande galho e folhagens que podem mais atrapalhar do que auxiliar, foi flagrado pelo JC em buraco no meio do cruzamento da quadra 12 da rua Antônio dos Reis com a quadra 25 da rua Capitão Gomes Duarte, na região Central. O local tem grande fluxo de veículos porque é considerado importante atalho entre a Nações Unidas, na altura do Parque Vitória Régia, para chegar à avenida Duque de Caxias. A reportagem presenciou condutores freando bruscamente, desviando de última hora, raspando a lateral do carro no galho e ainda com dificuldade de visualizar uma pessoa atrás do galho.
Comerciantes locais, que preferiram não se identificar, contam que o buraco e a poda de sinalização estão presentes na via há mais de uma semana e meia. Segundo a prefeitura, um técnico irá ao local para verificar se o problema é de galeria de águas pluviais ou esgoto, para depois programar o conserto adequado.
MAIS
Outro ponto que oferece perigo está em um buraco com madeira alta em via pública, na Praça Antônio José Miziara, no entorno do Parque Vitória Régia, próximo à entrada do Hospital das Clínicas de Bauru.
Segundo a prefeitura, o local está na programação de conserto da Secretaria Municipal de Obras e deverá ser trabalhado o mais breve possível.
Também há um buraco com grande galho de alerta na quadra 5 da rua Paraguai, no Jardim Terra Branca. Recentemente, havia outro exemplo na rua Professor Carlos Gomes Peixoto de Melo, em frente à entrada principal do Ginásio Panela de Pressão, mas o problema já foi resolvido.
"BANDEIRA"
Leitores também reclamaram de um buraco, ocasionado após uma obra do DAE, que foi se sedimentando nas últimas semanas. Ele fica na quadra 5 da rua Benjamin Constant, no Higienópolis.
O local foi registrado pela reportagem com uma espécie de "bandeira", com cabo e sacola. Sobre este exemplo, o DAE informou que houve reparo na rede de água. A autarquia esclarece que equipes irão fazer sinalização e na sequência a reposição de asfalto necessária para solucionar o problema.
Leitores podem enviar sugestões de pauta com problemas nos bairros no WhatsApp JC: 99754-5396