O cafezinho é a bebida do dia a dia de nove entre dez brasileiros. E, no outono, com os dias mais friozinhos, parece que a vontade de tomar café aumenta. Especialmente quando se trata de uma segunda-feira... Tomar uma xícara bem forte da bebida para começar a semana com energia é a estratégia de muita gente. Mas, como tudo na vida, é preciso moderação.
"A cafeína é uma das substâncias que melhoram as performances cognitiva e psicomotora e a concentração. Além disso, ajuda no estado de alerta e na realização de atividades do dia a dia", diz a nutricionista Lais Gomes. A especialista alerta para o consumo exagerado do líquido - que não deve ultrapassar 300 ml por dia. Caso contrário, a pessoa pode sentir efeitos como taquicardia e insônia.
"Depende da dosagem e da sensibilidade da pessoa em relação à cafeína. Apesar de o limite ser maior, acredito que o ideal seja ingerir 120 ml. Outro ponto que não pode ser esquecido é a possibilidade de dependência da cafeína. Alguns dos sinais de que seu corpo depende dela são dores de cabeça, fraqueza e sonolência."
Beber café também faz muito bem para a pele, assim como usá-lo em máscaras para o corpo. "O líquido é rico em antioxidantes, como polifenóis, que, por sua vez, previnem o envelhecimento da pele. Além disso, a cafeína tem uma ação lipolítica, que ajuda a eliminar gorduras", explica a dermatologista Renata Marques, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Cuidado também na hora de adoçar. Quanto menos açúcar, melhor. "A molécula da glicose se liga às proteínas do corpo, causando uma modificação estrutural", diz Renata.