A campanha "Caçamba não é Lixeira", realizada pela Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru (Asten) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semma), será retomada no município. O objetivo é conscientizar a população sobre a maneira correta de fazer o descarte de resíduos da construção civil, definidos pelo decreto municipal 11.689/2011, que prevê multas e restrições ao acesso de documentos e habite-se de obras para quem desrespeitá-lo.
Todo resíduo de construção civil recolhido na cidade é transportado até bolsões autorizados pela prefeitura, que não são adequados para receber outros lixos, como o orgânico. Por isso, eletrodomésticos, roupas e tecidos em geral, lixo doméstico e móveis de todos os tipos não devem ser despejados em caçambas, pois podem acarretar problemas como proliferação de vetores de doenças e incêndio.
Para móveis, eletrodomésticos, madeiras, plásticos, metais, vidros, resíduos da construção civil e outros entulhos que não excedam 1 m³, os oito ecopontos do município são os destinos mais apropriados. Os ecopontos não recebem lixos domésticos, hospitalares e industriais. Os endereços podem ser encontrados no site da Prefeitura em www2.bauru.sp.gov.br.
A Asten ressalta que a responsabilidade dos resíduos é do gerador e não do "caçambeiro", pois esse é responsável pelo cuidado no transporte dos resíduos.