De acordo com a equipe do Caps-AD, os encontros presenciais, com os diversos enfoques, são insubstituíveis na atenção psicossocial aos pacientes dependentes de álcool e/ou drogas.
“Nessas atividades, é possibilitada a troca de vivências e experiências entre as pessoas que estão em tratamento. O que pode levar a processos de identificação entre os indivíduos.
Consequentemente, estimula-se um ambiente de reflexão e de fortalecimento de cada um e do grupo enquanto unidade e totalidade”, mencionou a equipe.
A capacidade quantitativa foi adaptada, mas com realização de atividades todos os dias úteis da semana, contemplando a participação de todos os pacientes assistidos atualmente na unidade.
O Caps-AD abrange grupos voltados à educação em saúde, aspectos biopsicossociais e orientação de familiares, além de abordar temas diversos relacionados à dependência química e uso nocivo de substâncias.
Dependentes e familiares podem participar
O Caps-AD é voltado a pessoas (adultos e adolescentes) e familiares que apresentam sofrimento relacionado ao uso problemático de álcool e outras substâncias psicoativas e/ou que tenham desenvolvido um quadro de dependência.
Antes da entrada no grupo terapêutico, o paciente passa por um período de acolhimento. E, quando inserido no trabalho, é acompanhado pela equipe de enfermagem e educador físico.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo referência para os munícipes de Marília e região. Para mais informações, o telefone de contato é o (14) 3434-2549 ou através do e-mail caps@famema.br
Como critério para participação nos grupos terapêuticos, além da aceitação à proposta de tratamento, o paciente deverá estar vacinado(a) contra a Covid-19 com pelo menos uma das doses no período.