Os cemitérios de Bauru estarão abertos à visitação neste sábado (7) e domingo (8), Dia dos Pais, para as famílias que perderam entes queridos e quiserem homenageá-los nesta data. Em razão da pandemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, as necrópoles não realizarão missa campal para evitar aglomerações e, com o mesmo objetivo, o Cemitério Parque Jardim do Ypê divulgará até mesmo boletins online para informar o público sobre o fluxo de visitantes ao longo do dia.
Assim, as famílias poderão escolher o horário em que se sentem mais seguras para prestar as homenagens. As publicações serão feitas nos canais digitais do Facebook e Instagram (@cemiteriojardimdoype) no sábado e domingo. As consultas também podem ocorrer pelo telefone (14) 3223-8066.
Para o Dia dos Pais, ainda no sábado, às 14h, haverá live no Instagram com o Bispo Henrique da Igreja Cristã Efrata e os espectadores poderão escrever, nos comentários, o nome das pessoas que desejam homenagear. Nas redes sociais, também serão publicadas mensagens de apoio do padre Marcos Eduardo Pavan, da Paróquia São Cristóvão, e do bispo Dom Luiz Antônio Ricci. A coordenação da necrópole orienta as pessoas para que antecipem as visitas ao jazigos para sábado, se puderem, preferencialmente em grupos de até três pessoas. Em todos os cemitérios da cidade, a orientação é para que as famílias respeitem os protocolos de biossegurança, com uso de máscara facial e manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro. Pessoas que integram grupos de risco devem permanecer em casa.
No Cemitério do Ypê, a visitação será das 8h às 17h30 neste fim de semana. Já no Cemitério Parque Jardim dos Lírios, o funcionamento será das 8h às 18h. Haverá venda de flores no local. A recomendação é para que as famílias prestem homenagens em grupos pequenos.
Assim como no Jardim dos Lírios, no Memorial Bauru não haverá programação especial para o Dia dos Pais em razão da pandemia. O expediente será das 7h às 18h. Já nos cemitérios públicos - Saudade, Redentor, Cristo Rei, São Benedito e São Pedro (no distrito de Tibiriçá) - a visita será das 7h às 17h, com previsão de menor fluxo no horário de almoço e no fim da tarde. "Apesar de os cemitérios serem lugares abertos, reforçamos a importância de manter o distanciamento entre pessoas que não são da mesma família e fazer a higienização das mãos com álcool em gel sempre que tocar em algo. A recomendação vale para todos, até para quem já tomou vacina", orienta André Luiz Polatto Lopes, gerente de Necrópoles e Funerárias da Emdurb.
Filhos que deixaram para escolher presentes para os pais na última hora ainda terão tempo, neste fim se semana, para ir às compras. Neste sábado (7), as lojas do comércio central irão abrir em horário normal, das 9h às 18h, e não funcionam no domingo. No Bauru Shopping e Boulevard Shopping, o horário de funcionamento também não deverá mudar: no sábado, o expediente será das 10h às 22h. No domingo, abrem das 12h às 20h, sendo que as lojas âncoras atendem das 12h às 20h e as demais das 14h às 20h. Também no domingos, as praças de alimentação servem das 11h às 22h.