Bem-vindo -
05/03/2021

Cepas do coronavírus de Manaus e do Reino Unido já estão em Bauru

Já circulam em Bauru as variantes do novo coronavírus de Manaus e do Reino Unido. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na noite desta quinta-feira (4), o resultado da análise genômica feita pelo Instituto Adolfo Luz em São Paulo das coletas de Sars-Cov-2 de pacientes da cidade.

Das 50 amostras bauruenses enviadas ao laboratório, três positivaram para a cepa de Manaus e uma delas para a britânica. Outras variantes também foram encontradas, contudo, elas já circulam no País há algum tempo e, conforme a reportagem apurou, não têm forte potencial de alterar o cenário epidemiológico (confira, no quadro abaixo, o detalhamento de cada cepa encontrada).

TRANSMISSÃO AUTÓCTONE

Todas as amostras foram coletadas entre o começo de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro. A Secretaria de Saúde pontua que nenhum paciente tem histórico de viagem recente, o que caracteriza transmissão autóctone - ocorrida no próprio município. "Portanto, a circulação de novas variantes já ocorre em Bauru desde o começo do ano, pelo menos", destaca a pasta.

Conforme o JC noticiou, a presença de novas cepas já era esperada pelo secretário de Saúde e vice-prefeito, Orlando Costa Dias, e pelo diretor do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), Ezequiel Santos.

Agora, com a confirmação das variantes, a pasta reitera que a prevenção e o tratamento da patologia não mudam. "A população deve continuar evitando aglomerações, eventos e festas clandestinas; fazer o uso de máscara; lavar as mãos com frequência; e, na impossibilidade de lavar as mãos, usar álcool gel. Essas medidas devem ser mantidas. A colaboração de cada um é fundamental para reduzir a proliferação da doença, salvando vidas e evitando sobrecarga do sistema de saúde", conclui, em nota, a prefeitura.

Vale lembrar que especialistas do mundo inteiro investigam as mutações do coronavírus. Alguns estudos já apontam maior transmissibilidade, mas ainda não se sabe se elas atacam de forma mais intensa jovens e também se a doença se manifesta de forma mais grave.

SETE NA REGIÃO

Além das confirmações de três amostras de Bauru para a cepa de Manaus, várias outras cidades do Estado positivaram a variante amazonense ontem.

De acordo com a Secretaria da Saúde de São Paulo, os municípios que já confirmaram a cepa até o momento são: uma amostra na Capital; dez em Jaú; 12 em Araraquara; quatro em Lençóis Paulista; três em Lins; uma em Pederneiras; duas em São José dos Campos; uma em Bocaina; e uma em Dois Córregos.

Vale notar que, das dez cidades do Estado que já contam com a variante em circulação, sete, incluindo Bauru, são da região (leia mais na página 13 ou clique aqui).



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09