A chuva que atingiu Bauru no final da noite desta sexta-feira (16) ajudou a aliviar um pouco a situação na lagoa de captação do DAE no rio Batalha. O nível do reservatório, que estava em 2,09 na manhã de sexta, chegou a 2,49 neste sábado (17). Apesar do "respiro", esse nível ainda está distante do considerado ideal, que é de 3,20 metros. O rodízio nos bairros abastecidos pelo Batalha/ETA, iniciado na sexta, continua, sem previsão de término.
De acordo com dados da Estação Meteorológica do IPMet, choveu em Bauru 10,2 milímetros nesta sexta. Até então, a última precipitação registrada, de pouco mais de 1 milímetro, havia ocorrido no dia 6 de abril. Essa escassez de chuva levou o DAE a anunciar o rodízio no abastecimento, no sistema de 24 horas com água e 48 horas sem água. O objetivo é minimizar os efeitos da redução da produção de água distribuída.
Entre 0h de sexta e 0h de sábado, foram abastecidos os bairros da região Centro/Altos/Bela Vista. Da 0h de sábado até 0h de domingo (18), o sistema será direcionado para a região da Vila Falcão/Alto Paraíso. Da 0h de domingo até 0h de segunda (19), será abastecida a região do Ouro Verde/Terra Branca. O fornecimento de água nas demais regiões da cidade, que são abastecidas por água subterrânea (poços), não será afetado.
O DAE informa que, durante a reversão do sistema (troca de abastecimento de uma região para outra), o enchimento das redes, com consequente oferta de água para os moradores, pode levar algumas horas, dependendo do tamanho e consumo de cada região. Para este domingo, segundo dados do IPMet, em razão da chegada de uma frente fria no litoral do estado de São Paulo, a previsão para Bauru é de mais chuva.