A Prefeitura de Marília (90 km de Ourinhos) deu bom exemplo e fez um alerta para que não haja aglomerações nas vias públicas neste domingo, 23, quando ocorre a final do Campeonato Paulista entre São Paulo e Palmeiras. De acordo com Marilia: “É final de campeonato, não de pandemia. O melhor lugar para comemorar a vitória do seu time é em casa. Cuide de si e preserve a vida da sua família”, destaca.
Já em Ourinhos, que chegou ao número de 327 óbitos pela Covid, a Prefeitura não se manifestou sobre o problema e pior, o Passando a Régua recebeu um banner de divulgação, convidando torcedores a estarem em um estabelecimento, denominado “Beco da Bola”, para acompanhar a partida em um telão, que vai transmitir o jogo ao vivo. O dono do estabelecimento é o vereador Fernando Rossini, conhecido como “Furna” do Beco da Bola. Confira o banner abaixo:

Procurado, Furna destacou que o seu estabelecimento está funcionando como todos os bares e restaurantes da cidade, respeitando o decreto municipal em vigor. O vereador disse ainda, que o banner não foi divulgado por ele e sim por torcedores do São Paulo F. C. e que não haverá aglomeração durante a partida, não se tratando de um envento e sim um atendimento normal.
Porém, o decreto em vigor, que foi prorrogado pelo prefeito Lucas Pocay (PSD), nesta sexta-feira, 21, nº. 7405, de 07 de maio de 2021, proíbe a transmissão de jogos de futebol e similares, para justamente evitar a aglomeração de pessoas. Confira o trecho retirado do decreto abaixo:
.jpg)
O vereador garantiu que não terá telão no Beco da Bola, neste domingo (23) e apenas uma televisão para os seus clientes assistirem ao jogo, respeitando o número de 30% (trinta por cento) da capacidade máxima de pessoas estabelecida pelo A.V.C.B. Porém cabe a fiscalização do município verificar se haverá ou não irregularidade.
Vigilância Sanitária interdita campo de futebol Society e bar no centro de Marília que estavam desrespeitando normas sanitárias para o combate ao coronavírus
Em mais duas ações de rotina da Secretaria da Saúde através da Vigilância Sanitária de Marília, foram realizadas duas interdições na última sexta-feira (21). Um campo de futebol society e um bar de grande movimentação tiveram que ser fechados pelas equipes. Ambos os locais estão localizadas no centro da cidade e estavam desrespeitando às normas sanitárias preventivas para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.
A primeira interdição ocorreu em um bar de grande movimentação de pessoas que fica na Avenida Brasil, além de não cumprirem com as normas determinadas pelo Plano São Paulo para conter o coronavírus, havia também falta de limpeza e higienização.
A segunda ação foi do segmento de lazer para locação de campo de futebol society para a realização de jogos de futebol. Conforme as regras determinadas pelo Governo do Estado, a prática de esportes amadores coletivos de contato não é permitida neste momento.
Segundo Dr. Luciano Rocha Villela, Supervisor da Vigilância Sanitária, é muito importante conter a prática de uma modalidade esportiva de muito contato físico entre os participantes. “A transmissão ocorre pela propagação pelo ar de gotículas de saliva e que as pessoas realmente tenham consciência do momento que estamos vivenciando na pandemia e não causem aglomeração respeitando também todas as regras sanitárias preventivas. Se não tivermos o apoio da população não avançaremos no combate ao vírus da Covid-19”, disse.
Para conter o avanço da Pandemia do Coronavírus é preciso seguir algumas regras. Dentre elas estão: usar máscaras, lavar frequentemente as mãos com água e sabão, usar álcool em gel 70%, manter distanciamento entre as pessoas, evitar aglomeração, frequentar somente locais abertos e arejados naturalmente e em caso de início de sintomas respiratórios procurar urgentemente as Unidades de Saúde referenciadas para o atendimento Covid-19.

Campo foi interditado em Marília (Foto: Divulgação)

Bar inerditado em Marília (Foto: Divulgação)