Durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira, 12, o vereador Cícero Investigador (REPUBLICANOS) apresentou o Requerimento nº 585/21, que solicita à Prefeitura, à Secretaria de Saúde e ao Comitê COVID do município informações sobre a possibilidade de se disponibilizar os medicamentos Azitromicina 500 mg, Dexametasona 4 mg, Ivermectina 6 mg e Dipirona 500 mg para o tratamento precoce no combate à infecção da COVID-19.
Segundo o parlamentar, os medicamentos já estão sendo prescritos a pacientes positivos para a doença e alguns municípios do país, como Chapecó (SC), já adotaram a prevenção.
“Muitas famílias não possuem recursos para a compra de todos esses medicamentos. Inúmeros munícipes têm me procurado solicitando que eu faça esse pedido ao poder público. Evidente que sei que esse assunto é técnico, somente profissionais da saúde poderiam emitir essa autorização, o que eu busco é que as pessoas possam ter a escolha de fazer esse tratamento precoce”.
Cícero ressaltou que fez um levantamento e cerca de 53 cidades providenciaram a acessibilidade dos munícipes aos medicamentos. “Quero deixar claro que minha intenção não é obrigar ninguém a tomar os medicamentos. Temos que levar em conta que muitas pessoas chegam nas Unidades de Saúde e sequer conseguem fazer um exame ou vão na UPA e têm que aguardar dias o resultado de exame. São muitos médicos que estão discutindo com seriedade essa questão do tratamento precoce”.
Por fim, o vereador elencou que as possibilidades de salvar vidas precisam ser debatidas. “Temos que ser solidários às pessoas. Se houve prescrição médica, a população precisa ter acesso a esses medicamentos”.
As informações são da Câmara de Ourinhos; confira o vídeo da sessão abaixo: