Popularizar a ciência, combater as fake news e contribuir para que a sociedade tenha a vida facilitada com informações de qualidade. Estes são os objetivos de uma parceria firmada entre o Jornal da Cidade (JC) e a Faculdade de Ciências (FC) da Unesp. A partir deste domingo (28), os professores da instituição de ensino escreverão artigos acessíveis sobre as suas pesquisas para o JC veicular quinzenalmente em suas plataformas impressa e digital (leia a primeira coluna na página 24 desta edição). Podcasts, videocasts e lives também estão previstos para um segundo momento do chamado Projeto EducaCiências.
O diretor de Redação do JC, João Jabbour, vê a parceria com muita satisfação porque sabe, de antemão, que os leitores apreciarão o novo e rico conteúdo que terão na coluna, com informações e análises para fazer a diferença em suas vidas. "A ciência é um dos grandes fatores de transformação e defesa da civilização moderna, senão o maior. O jornal informa sobre tudo o que acontece aqui e no mundo, mas também pode ajudar a formar e propagar o conhecimento, tão indispensável quanto as informações bem apuradas, checadas e escritas de forma acessível a todos".
Diretor da FC, o professor doutor Jair Lopes Junior destaca que a iniciativa é uma oportunidade valiosa para estender e disseminar o conhecimento da universidade com comunidades ampliadas e distintas. "Em um momento de crescente efervescência de opiniões e exigência de posicionamentos fundamentados, o projeto assume o desafio de propor um enfrentamento a tais demandas, ancorado em uma perspectiva de integração e articulação de conhecimentos provenientes de disciplinas situadas em contextos separados", argumenta.
Coordenador do EducaCiências, o professor associado Aguinaldo Robinson de Souza explica que, já há algum tempo, a FC desejava fazer uma parceria com um veículo de comunicação da cidade para apresentar os projetos desenvolvidos pela faculdade. "Embora muito conhecidos internacionalmente, os nossos docentes são quase que invisíveis para a sociedade local", acrescenta.
A partir desta intenção, a vice-diretora da FC e vice-coordenadora do projeto, a professora associada Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, ajudou a colocar a ideia em prática.
Até agora, os colaboradores da iniciativa são cinco docentes da FC, além de seis bolsistas da graduação, 21 alunos voluntários do mesmo nível acadêmico e 13 da pós-graduação, todos ligados à instituição e à Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac).
Ainda segundo Souza, eles participaram da elaboração do projeto de extensão universitária, que já foi aprovado pela Congregação da FC, o órgão regulador máximo da faculdade. "Paralelamente, nós adiantamos o assunto com o diretor de Redação do JC, João Jabbour, que nos ofereceu um quarto de página do jornal impresso quinzenalmente, bem como a possibilidade de publicar podcasts e videocasts no JCNET, posteriormente", descreve.
O primeiro artigo, hoje, intitulado "Utilização do conhecimento produzido na universidade durante e pós-pandemia", será assinado pelo próprio professor doutor Jair Lopes Junior, do Departamento de Psicologia da FC e diretor da faculdade.
OUTRAS MÍDIAS
Já o podcast referente ao tema será veiculado pelo JCNET nas semanas seguintes à primeira publicação, em data a ser divulgada em breve.
O coordenador do projeto informa que estabeleceu um cronograma de ações até dezembro, mas a iniciativa está prevista para durar até quatro anos. "Certa vez, um professor de Educação Física andava pela pista de caminhada ao lado da Unesp, momento em que encontrou uma pessoa correndo com um saco de lixo preto amarrado no corpo. Ao ser questionada, ela alegou que queria perder calorias, mas o docente disse que a medida só contribuiria para a sua desidratação. Está aí a importância de popularizar a ciência", exemplifica.
Diante disso, a organização do projeto também disponibilizará um ícone na página Unesp - Faculdade de Ciências, no Facebook, para estabelecer um contato direto com a população.