Um rim gigante é usado pela Associação Bauruense de Apoio e Assistência ao Renal Crônico (Abrec) para conscientizar a população sobre a importância de prevenir a doença renal crônica em tempos de pandemia do novo coronavírus. A Covid-19, inclusive, pode afetar os rins dos pacientes mais graves. A panfletagem, que começou na última quarta-feira (28), seguirá até este sábado (1), das 9h às 16h, em frente à entrada principal do Confiança Max, na avenida Getúlio Vargas, em Bauru.
Presidente da entidade, Silvia Regina da Silva explica que a doença renal crônica é silenciosa, tornando a prevenção ainda mais importante. "Nós aconselhamos as pessoas, principalmente, aquelas diagnosticadas com hipertensão e diabetes, a tomar bastante água, evitar o excesso de sal nos alimentos e fazer o exame de creatinina uma vez ao ano", argumenta.
Diretora de eventos da Abrec, Márcia Pollice acrescenta que o número de pessoas diagnosticadas com doença renal crônica cresceu ao longo da pandemia. "Em alguns casos, a Covid-19 afeta diretamente os rins e os pacientes passam a desenvolver tal condição", complementa.
A panfletagem no Confiança Max acabará hoje. De lá, a instituição seguirá para o Confiança Flex e o Confiança Nações, onde ficará diariamente, das 9h às 16h, até o próximo dia 13.