As aglomerações registradas nas últimas etapas da campanha de vacinação contra a Covid-19 levaram a Prefeitura de Bauru a repensar a forma pela qual aplicará as doses a partir da próxima faixa etária. Embora ainda dependa do governo estadual mandar o imunizante para determinar quem será o público-alvo da fase seguinte da iniciativa, o município já sabe que as próximas etapas abrangerão cada vez mais gente e lançará mão do agendamento online. Por enquanto, a Saúde aplica a primeira dose nos idosos acima de 68 anos, que não precisam realizar tal procedimento.
Quem adianta a informação é o diretor do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o enfermeiro Ezequiel Santos. De acordo com ele, a decisão de adotar o agendamento online neste momento se deu porque, a partir de agora, as faixas etárias abrigarão cada vez mais pessoas e muitas delas já têm afinidade com a Internet.
Caso contrário, a recomendação é de que os idosos façam o agendamento através do telefone (14) 3235-1156, pertencente à Ouvidoria. O órgão atende ao público todos os dias, das 8h até a meia-noite. Existe, ainda, a possibilidade de contatar a Unidade Básica de Saúde (USB) mais próxima da residência dos interessados. Se os idosos também não tiverem acesso à linha telefônica, eles poderão ir pessoalmente até o ponto de vacinação mais perto da sua casa. "O público-alvo não ficará sem a vacina, mas, se não agendar, o procedimento poderá demorar um pouco", acrescenta.
O diretor do DSC explica o passo a passo para realizar o agendamento online. "Na página inicial do site da prefeitura, nós disponibilizaremos um banner sobre o tema para os interessados clicarem. Eles, então, deverão preencher uma ficha com alguns dados pessoais, como nome completo, CPF, RG, data de nascimento e endereço", diz.
Os usuários, segundo Santos, também terão de responder se portam doenças reumáticas ou câncer. Neste último caso, especificamente, os idosos precisarão dizer se possuem uma carta médica autorizando a aplicação da vacina, que deverá ser apresentada na hora de tomar o imunizante. Passada esta etapa, os interessados poderão escolher o ponto de vacinação, a data e o horário. Por fim, eles terão de salvar todas as informações. "Nós aprimoramos o sistema que já utilizamos para agendar a imunização dos profissionais da saúde", complementa.
Na data e hora marcadas, os idosos deverão levar RG, CPF e comprovante de residência.
SEGUNDA DOSE
Quanto à segunda dose, o diretor do DSC frisa que o público-alvo poderá agendar esta etapa no próprio ponto de vacinação logo depois de tomar a primeira. Existe, ainda, a possibilidade de acessar o sistema novamente e fazer o procedimento informando só CPF e a data de nascimento, afinal, os demais dados já estarão cadastrados. Para tomar a segunda dose, será necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão com a marcação da primeira etapa.
Conforme o JC noticiou, a Secretaria Municipal de Saúde ficou de antecipar a campanha de vacinação contra a H1N1, em 2021, pelo segundo ano consecutivo. Antes, a imunização começava em maio, mas, agora, deverá ter início na próxima segunda-feira (12).
Porém, Ezequiel Santos alega que ainda não recebeu a confirmação da data nem os detalhes da iniciativa por parte do governo estadual. O diretor do DSC garante que existe um plano de ação, mas ele só será divulgado depois que a Saúde tiver acesso às informações sobre a campanha.