Bem-vindo -
08/07/2021

Com usina parada, prefeitura 'caça'  verba para comprar massa asfáltica

A Prefeitura de Bauru vai remanejar verba de outras secretarias para adquirir massa asfáltica já pronta em quantidade suficiente para que a Secretaria de Obras consiga arcar com demandas básicas de pavimentação até o fim deste ano, como operações tapa-buraco e alguns recapeamentos.

O material está escasso no município desde abril, pois a usina de asfalto do município, criada há cerca de 50 anos, está com grande parte do maquinário quebrado e praticamente não fabrica mais o produto. Diante disso, não há previsão para normalização deste cenário.

Sem a mão de obra da usina, a alternativa da pasta de Obras é comprar o pavimento já pronto. Porém, como o insumo ficou 36% mais caro por conta das frequentes altas do petróleo, a secretaria esbarra na falta de orçamento suficiente para a aquisição. "O valor da massa asfáltica subiu consideravelmente nos últimos meses, o que não permite um realinhamento de preços nos atuais contratos. Com isso, será necessária a realização de uma nova licitação, já em andamento, para a compra de material, e também o remanejamento de recursos financeiros para a compra", afirma a prefeitura.

Segundo o Executivo, atualmente o valor da tonelada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (QBUQ), que é o tipo de revestimento asfáltico usado na cidade, aumentou de R$ 330 para R$ 450, já que o material é derivado do petróleo, que sofreu frequentes altas recentemente. Este insumo é fornecido pela empresa Fortpav.

PRIORIDADE

Diante dessa escassez, as equipes de tapa-buraco da pasta estão priorizando usar o pouco material ainda disponível para arrumar os pontos mais críticos do município, como as principais avenidas. Além disso, enquanto a compra de mais massa asfáltica não é viabilizada, os servidores foram remanejados para outras atividades no município.

"Várias equipes estão mobilizadas na melhoria da drenagem da avenida Daniel Pacífico, com a demanda de equipamentos, caminhões e mão de obra direcionados para esta manutenção. A Secretaria de Obras também aproveitou o período para dar manutenção em peças da usina", complementa o Executivo, ainda em nota.

Outra ação que será realizada por essas equipes será a fresagem (raspagem) do asfalto da avenida Rodrigues Alves, na região do Horto Florestal, onde o solo está bastante irregular e com ondulações.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09