Após cerca de um mês de lojas fechadas, comércio reabriu com bom público na rua São Luiz
A reabertura do comércio de Marília esta semana atraiu o consumidor para as ruas e promete aquecer as vendas após cerca de um mês de lojas fechadas em razão das medidas de restrições impostas pelo Plano SP. Os lojistas já se preparam para o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio.
O presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), Adriano Martins, disse que finalmente as lojas terão condições de buscar uma recuperação depois de tanto tempo tendo prejuízo. “Ainda não é o ideal, mas já é melhor do que antes. Vai demorar muito para termos uma recuperação”, disse.
Segundo o presidente da Acim, o Dia das Mães será essa primeira oportunidade de recuperação, se até lá não houver interferência do Governo do Estado em fechar o comércio novamente.
Adriano Martions afirma que a sugestão para os lojistas continua sendo o comércio eletrônico que funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, e a associação comercial conta com uma plataforma de vendas na internet: www.marilia.daki.com.br que ajuda muito neste sentido.
“É difícil ter uma expectativa no volume de vendas, na incerteza de que as lojas estarão abertas, e esta mesma insegurança o lojista tem para preparar a loja, ou seja, quanto mais interferência governamental neste processo, menos é possível ter um comércio consolidado novamente”, disse.
O presidente da Acim disse que uma campanha promocional virtual para o Dia das Mães está em processamento, com foco no e-commerce, já que as lojas nos corredores comerciais, shoppings e galerias dependem do Governo do Estado, que pode fechar o comércio novamente. ”Se houvesse uma garantia nesse sentido, seria uma outra situação".
O gerente da Loja Cem, na rua São Luiz , Carlos Costa, afirma que a expectativa da reabertura é boa. “Esperamos o aquecimento das vendas. Nesses primeiros dias já vimos um bom público na loja para compras”.
RESTAURANTES
Conforme o plano de flexibilização do comércio divulgado semana passada pelo Governo do Estado, os restaurantes passam a funcionar a partir do dia 24 das 11h às 19h.
Para o presidente do SinHores (Sindicato dos Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares de Marília), Sinval Gruppo, é uma esperança para categoria a retomada gradual do trabalho. “Recebemos essa reabertura com alegria e uma pontinha de esperança. Melhor estar abertos do que fechados”.
Ele afirma que a flexibilização deveria ocorrer também para restaurantes e bares noturnos, seguindo as regras e protocolos de saúde. “Não concordamos, foi um grande erro que o governador promoveu no Estado porque só gerou crise econômica e as mortes, internações e contaminações só aumentaram. Mas queremos trabalhar novamente”, disse.