Bem-vindo -
09/07/2020

Como não perder o emprego em meio à crise

Atualização de conhecimento é um dos fatores mais importantes para se manter no emprego.

Além da crise no setor de saúde, a pandemia do coronavírus também trouxe inúmeras consequências negativas para economia do Brasil. Um dos reflexos disso é a demissão em massa nas empresas. De acordo com uma pesquisa feita pela Saleforce Research, 58% dos brasileiros estão com medo de perderem seus empregos.

Seguindo algumas dicas, as pessoas podem mostrar seus valores enquanto profissionais para as empresas em que trabalham, e assim, podem se tornar funcionários indispensáveis. Abaixo sugestões de como se preparar para preservar o trabalho em tempos difíceis.

Atualização constante

Está conectado com as necessidades e tendências do mercado em que atua? A partir do momento em que o indivíduo se abastece de conhecimento, mostra-se mais preparado para executar as atividades diárias conforme a demanda atual.

Dessa forma também é possível aumentar a criatividade, podendo sugerir novas soluções diante de projetos mais complexos ou eventuais problemas, ou seja, é possível se tornar uma referência na companhia.

Em busca de qualificação

Investir na qualificação é essencial para continuar a ser um profissional interessante para a organização. Aqueles que se qualificam com frequência são mais competitivos e por isso podem conquistar os melhores cargos.

Vale ressaltar que quanto mais qualificado for, mais vantagens haverá sobre os colegas de trabalho. Afinal, a empresa pode necessitar de tais conhecimentos para passar por momentos turbulentos.

Alta disponibilidade

Surgiu um imprevisto na empresa e o chefe procurou para ajudá-lo a resolver a questão? Quando isso acontecer, é imprescindível que se mostre disponível e abrace os desafios do trabalho.

Ao fazer isso, o gestor poderá notar o quanto a pessoa veste a camisa do time e é um potencial braço direito para todas as horas.

É importante ter em mente que durante um período de instabilidade financeira, ficar disponível não é somente realizar as tarefas em um único lugar, mas também estar disponível para ajudar a companhia a reduzir os custos, aumentar a lucratividade e até mesmo para trabalhar em outras funções.

A proatividade importa

Um colaborador proativo caracteriza-se por ter iniciativa, de modo a ser sempre o primeiro a sugerir soluções, oferecer-se para a execução de tarefas, além de trabalhar com dinamismo e ter autonomia, deixando de depender de ordens para cumprir com as suas responsabilidades.

A proatividade é uma das características mais buscadas pelos empregadores. Sendo assim, ser proativo faz com que o indivíduo se destaque em relação aos demais profissionais quando houver um corte na empresa. Os líderes preferem aqueles funcionários que têm iniciativa e querem contribuir positivamente, ao invés daqueles que não se envolvem a fundo com as questões da organização.

Muita responsabilidade

Em se tratando de demitir empregados para economizar, é comum que as empresas determinem alguns critérios a serem analisados para não serem injustas. Nesse sentido, um dos fatores determinantes é a responsabilidade que o profissional demonstra no seu dia a dia.

Portanto, é substancial manter uma conduta pautada pela responsabilidade, o que significa chegar no trabalho no horário certo e entregar as tarefas dentro do prazo estipulado.

Agir com responsabilidade também requer seguir toda a política organizacional prevista pela empresa, o que diz respeito às atividades comportamentais e regras a serem obedecidas nesse ambiente.

Com isso, os gestores entenderão que o colaborador é importante para passar adiante os valores da companhia para os demais funcionários.

Mais informações em: https://vaga.work/2020/07/09/o-que-fazer-para-nao-perder-o-emprego-em-meio-a-crise/



Website: https://vaga.work/2020/07/09/o-que-fazer-para-nao-perder-o-emprego-em-meio-a-crise/
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.