Bem-vindo -
27/05/2021

Conferência local discutirá o SUS sob impactos da Covid

Universal, integral e gratuito, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem mostrado cada vez mais a sua importância ao longo da pandemia. O novo coronavírus exige um esforço descomunal do serviço para dar conta de toda a demanda de pacientes com a doença, já que a maior parte da população brasileira depende da rede pública para cuidar da própria saúde. Visando discutir os impactos da Covid-19 para o SUS e traçar as diretrizes da saúde pública bauruense para os próximos quatro anos, o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde promoverão a 9.ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento será realizado somente no dia 14 de julho deste ano, às 19h, pelo Zoom, mas já começará a receber propostas dos munícipes em 31 de maio. Todos poderão enviar as suas sugestões até 11 de junho.

De acordo com a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Graziela de Almeida Prado Piccino Marafiotti, as propostas poderão envolver todos os níveis do SUS, em especial a rede básica de saúde, que tem condições de evitar uma nova sobrecarga da urgência e emergência, bem como dos hospitais. Ambos os setores já sofrem com os desdobramentos da Covid-19.

Marafiotti explica que, com uma rede básica fortalecida, dificilmente haveria uma nova sobrecarga na urgência e emergência e nos hospitais no período pós-pandemia. "Uma pessoa que acompanha as suas comorbidades, como hipertensão e diabetes, não precisará de outro tipo de atendimento por um bom tempo, porque essas condições estarão controladas", exemplifica.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

A coordenadora do Conselho Municipal de Saúde também menciona a importância de a população participar do evento. "Depois de receber as propostas, cujo envio, neste ano, ocorrerá de forma remota, nós faremos um compilado de todas elas e colocaremos para votação no site da prefeitura. As selecionadas serão discutidas durante a abertura oficial da Conferência Municipal de Saúde", descreve.

No final do evento, que será aberto ao público, os participantes chegarão ao plano de atuação da Secretaria Municipal de Saúde para os próximos quatro anos, contados a partir de 2022. A pasta deverá seguir essas diretrizes.

SERVIÇO

As propostas poderão ser enviadas pelo WhatsApp (14) 99741-8372 ou por uma aba especial no site da prefeitura, cujo link será divulgado em breve pelos organizadores. Por lá, os munícipes também conseguirão votar as melhores ideias.

Já a abertura oficial da 9.ª Conferência Municipal da Saúde ocorrerá em 14 de julho deste ano, às 19h. O link também será disponibilizado dentro dos próximos dias.

A sua assinatura é fundamental para a informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal da Cidade.


Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09