A reabertura do comércio de Bauru completa sete semanas e, sem novos fechamentos à vista por enquanto, a confiança dos lojistas tem melhorado. O otimismo já pode ser notado nas vitrines de grande parte dos estabelecimentos, que, segundo entidades comerciais da cidade, voltaram a investir mais em giro do estoque.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Bauru e Região (Sincomércio) ponderam que o consumo ainda não voltou à normalidade e que o fluxo de consumidores atual é aquém do registrado antes da pandemia. No entanto, uma movimentação maior já foi notada, especialmente após o Dia das Mães (comemorado em 9 de maio), animando os comerciantes. Os lojistas já se preparam, inclusive, para o Dia dos Namorados (leia mais ao lado).
"O fluxo de consumidores aumentou bem. O estoque começou a girar e os ânimos estão bons. Como não houve mais fechamentos, o pessoal se sentiu seguro para voltar a investir e 'tirar o atraso'. Estamos longe do patamar de vendas de 2019, mas tudo aponta que superaremos 2020. No ano passado, as mercadorias ficaram paradas por causa dos fechamentos e muita gente não repôs estoque", observa Elion Pontechelle Junior, consultor jurídico da CDL de Bauru.
"O clima de otimismo existe, porque a expectativa é de que não haja mais lockdown. O comércio vem repondo a mercadoria na medida do possível, assim como a indústria vem retomando a produção. A dificuldade, porém, ainda é grande, porque tivemos uma grande desestruturação em 2020", avalia Walace Sampaio, presidente do Sincomércio.
APOSTA NO INVERNO
Além do Dia das Mães, que gerou grande movimentação no comércio e ampliou a expectativa dos lojistas, a queda nas temperaturas nos últimos dias, dada à aproximação do inverno, também incentivou comerciantes a investirem em produtos e coleções novas.
Empresário do setor de confecções há quatro décadas, Aldemiro José Alves, conhecido como Zé do Kuekão, conta que, desde 2020, tem apostado em promoções para rodar seu estoque. O fato o ajudou a adquirir novas coleções nas últimas semanas.
"No ano passado, pedidos foram cancelados, porque ninguém sabia o que iria acontecer, diante dos fechamentos. Agora, conseguimos renovar o estoque de inverno e apostar em novos produtos. Investimos aproximadamente metade do que aplicamos em 2019, mas pretendemos melhorar ainda mais se não houver mais fechamentos", comenta Aldemiro.
Entre as estratégias utilizadas, ele conta que resolveu optar, por exemplo, em deixar para trás novas coleções de toucas e luvas, que são artigos mais dispensáveis, para apostar em confecções de inverno de tamanhos maiores, itens não encontrados tão facilmente e, assim, com mais circulação.
AMPLIAÇÃO
Para Elion Pontechelle Junior, da CDL, pesa a favor da confiança maior dos lojistas e dos consumidores também o fato de os últimos decretos municipais, relacionados à pandemia, terem expandido a possibilidade de abertura do comércio ao público até as 21h. Além disso, a ampliação do limite de capacidade dos estabelecimentos, de 40% para 60%, também teria propiciado um clima de maior segurança para as compras fora de casa. "O comércio continua seguindo rigorosamente as medidas sanitárias. E, com essa abertura maior, as chances de aglomerações diminuem", pontua.
Diante do ânimo maior, a CDL antecipa que o comércio do Calçadão da Batista e imediações terá funcionamento noturno, das 9h às 21h, nos dias 10 e 11, com foco no Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho.
A data, que é considerada a quarta melhor do ano em vendas, deve registrar gastos médios na ordem entre R$ 100,00 a 150,00 para a compra do presente, segundo a entidade.
Por conta do feriado nesta última quinta-feira (3), diversos serviços "emendaram". Não é o caso do comércio. Os estabelecimentos do Calçadão e adjacências atendem neste sábado (5) das 9h às 18h. No domingo (6), não haverá expediente.
Já as lojas do Bauru Shopping e do Boulevard Shopping abrem hoje das 10h às 21h e amanhã das 14h às 20h.
Diante do ânimo maior, a CDL antecipa que o comércio do Calçadão da Batista e imediações terá funcionamento noturno, das 9h às 21h, nos dias 10 e 11, com foco no Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. A data, que é considerada a quarta melhor do ano em vendas, deve registrar gastos médios na ordem entre R$ 100,00 a 150,00 para a compra do presente, segundo a entidade.