Foi lido durante a sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, nesta segunda-feira, 3, o relatório final do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que analisou uma representação contra o vereador Guilherme Gonçalves (PODE), por suposta falta de decoro parlamentar e infração político administrativa no uso de suas funções como vereador ao realizar uma fiscalização na UPA (Unidade de Pronto Atendimento de Ourinhos). Foi concluído que o vereador não cometeu infração alguma, que seja motivo de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar, pois apenas cumpriu a sua função como fiscalizador do bem público.
A comissão foi formada pelos vereadores Roberta Stopa (PT) (presidente), Gil Carvalho (PL), Latinha (PP), Eder Mota (DEM) e Enfermeiro Alexandre (PSD), que assumiu o lugar de Guilherme, que foi afastado para análise da denúncia. Guilherme agora retorna a sua função de presidente do Conselho.
A denúncia partiu do recebimento de dois boletins de ocorrências contra o vereador, elaborados depois de uma tentativa de fiscalização na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na quinta-feira do 11 de março, quando Guilherme tentou entrar na unidade, após receber denúncias de descaso e mal atendimento no local. Gonçalves no dia fez um vídeo e o caso ganhou grande repercussão nas redes sociais (CLIQUE E RELEMBRE).
No final da sessão de hoje (3), o vereador usou a tribuna e disse que entra para história da Câmara de Ourinhos ao ser o vereador que mais rápido foi encaminhado ao Conselho de Ética. Em tom de ironia, Guilherme disse; “Quem arquitetou a minha ida ao Conselho de Ética, acreditando que iria cassar o meu mandato, o meu lamento a vocês”.
O vereador ainda destacou que vai manter a sua postura corajosa, fiscalizando aos desmandos da cidade de Ourinhos, “doa a quem doer”. Confira no vídeo abaixo, a partir de 2h31min.