Bem-vindo -
02/02/2021

Contenção de erosão: casas são desinterditadas

A grande erosão que se formou a partir do último dia 30 de dezembro, mudando o curso do Córrego da Grama, interditando casas e colocando famílias em risco no Jardim Rosa Branca, em Bauru, foi contida pela iniciativa privada. Havia, na época, risco de avalanche de barro em direção aos imóveis situados na quadra 1 da rua José Portela Cunha.

Quem passa hoje pela rua São Sebastião se depara com um amplo canteiro de obras. Ontem, os moradores conseguiram obter da Defesa Civil o documento de desinterdição e já voltaram para casa.

Uma terceirizada da Concessionária Rumo (empresa que absorveu a antiga ALL) responsável pela linha férrea presente no local, realizou a contenção e recupera a área atingida. 

Para o morador Marcelo Godoi, existe a alegria de voltar para casa, porém, a tranquilidade, de fato, só vai ocorrer quando ele ver todo o conserto finalizado.

A OBRA

Segundo a Rumo, a primeira etapa da obra foi realizada para garantir a segurança das famílias e dos imóveis próximos à região afetada. A equipe de engenharia construiu uma estrutura de contenção com estacas metálicas e vigas de concreto para conter o avanço da erosão. Na sequência, os profissionais realizaram a limpeza da área, retirando os entulhos e detritos da antiga estrutura de drenagem da ferrovia e lixo urbano transportado pelo córrego.

No momento, as equipes estão mobilizadas no serviço de estabilização do terreno, disciplinando também a água de escoamento, evitando novos processos erosivos. Além disso, a Rumo, em comum acordo com o morador que reside mais próximo ao local, Marcelo Godoi, irá construir um novo muro no terreno, bem como o replantio do gramado na área em que foi executada a contenção. A previsão é que todas as melhorias sejam concluídas até o fim de fevereiro.

Na área de faixa de domínio da ferrovia (local da obra), a Rumo já está executando o serviço de desassorear o Córrego da Grama, para evitar acidentes. Após o término deste serviço da Rumo e a checagem da Secretaria de Obras, o DAE irá fazer a recuperação do vazamento de esgoto que foi constatado no local.

 



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09