A cerimônia de 1 ano da Nova Indústria Brasil, realizada nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, terminou esvaziada. Apesar da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda Fernando Haddad, o evento contou com várias cadeiras vazias na mesa principal e no Salão Oeste do Palácio, gerando um contraste visível em uma cerimônia marcada para celebrar o crescimento do setor.
Dos mais de 50 lugares dispostos no local, pelo menos 16 estavam vazios quando o presidente Lula chegou ao evento.
As cadeiras vazias continham plaquinhas com nomes de importantes representantes da indústria que não compareceram, como a Associação Brasileira de Cimento Portland, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e a Nav Brasil, empresa de serviços de navegação aérea.
A cerimônia, marcada para começar às 11h, só foi iniciada às 11h38 com a chegada de Lula. Durante o discurso do vice-presidente Geraldo Alckmin, o cerimonial pediu que convidados presentes se aproximassem para preencher os espaços vazios na mesa principal.
Além de Lula e Alckmin, o evento também contou com a presença dos ministros da Ciência, Saúde, Trabalho e outras pastas estratégicas do governo.