Bem-vindo -
18/05/2021

CoronaVac chega e segunda dose está garantida para esta semana

Um dos receios de quem já tomou a primeira dose da imunização contra a Covid-19 é se haverá a segunda carga para completar a cobertura vacinal em Bauru. A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado da Saúde dizem que não atuam com reservas, mas que há uma programação para que não falte o imunizante de reforço a todos. Inclusive, após a chegada de mais vacinas, começa, nesta terça-feira (18), a aplicação da segunda dose da CoronaVac a pessoas com 64 anos ou mais.

Para esta etapa, o município recebeu 3.720 doses do Estado, após repasse do Ministério da Saúde. A aplicação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e Promai. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam a vacina.

Antes de procurar uma unidade de saúde, a pessoa deve fazer o agendamento no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho na página.

No momento da vacinação, o morador deve levar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão onde consta a aplicação da primeira dose.

ASTRAZENECA

Em relação à vacina da AstraZeneca/Oxford, cujo intervalo entre as doses é de três meses, a prefeitura informa que, na próxima semana, devem tomar a carga de reforço pessoas entre 80 e 84 anos.

Desse modo, o município e o Estado afirmam que trabalham com cronograma para que não faltem os imunizantes.

E se atrasar?

O ideal é que a aplicação da segunda dose de CoronaVac ocorra no intervalo entre 14 e 28 dias em relação à primeira. O imunologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, Jorge Kalil, defende, contudo, que a ampliação do prazo não é tão negativa e que pode até mesmo conferir maior grau de proteção. "Apesar de não ter sido testado, a gente sabe disso por outros tipos de vacina", disse o especialista, em matéria publicada na Folha de São Paulo nesta segunda (17).

O imunologista explicou ainda que os estudos foram feitos com o intervalo de 14 dias porque havia pressa pela aprovação da vacina. E que, inicialmente, o intervalo previsto entre a primeira e a segunda dose de Oxford/AstraZeneca e da Pfizer também era mais curto, mas, com o tempo, os pesquisadores perceberam que um prazo maior para o reforço poderia até ser mais benéfico.

A Secretaria Municipal de Saúde começa, nesta terça-feira (18), a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 a gestantes com comorbidades e também puérperas - mulheres que tiveram filho há até 45 dias - com comorbidades. A imunização será das 9h às 13h, na Casa da Mulher, e é necessário o agendamento no site da prefeitura (http://www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas).

Para esta etapa, o município recebeu 720 doses da CoronaVac. A relação de comorbidades aceitas para que a dose seja aplicada está no site da Prefeitura de Bauru (http://https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=38403). Inicialmente, a vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades teria início na semana passada, mas foi suspensa depois de recomendação da Anvisa para que a vacina AstraZeneca/Oxford não fosse usada para este público. Com isso, o Estado remanejou doses da CoronaVac para que os municípios pudessem aplicar as vacinas nas gestantes e puérperas.

No momento da imunização, devem ser apresentados RG, CPF, comprovante de residência e carta ou laudo médico comprovando a comorbidade. No caso das gestantes, deve ser levada ainda a carteirinha de pré-natal, e, para as puérperas, a certidão de nascimento da criança.

OUTROS PÚBLICOS

A vacinação de outros públicos continua em Bauru. As pessoas com 60 anos ou mais podem receber a primeira dose nas UBSs, USFs e no Promai, das 8h às 10h. Já as pessoas com síndrome de Down e os indivíduos que passaram por transplante de órgão sólido e tomam imunossupressores, de 18 a 59 anos, podem receber o imunizante nas UBSs e USFs, das 10h às 12h.

Também continua a vacinação a pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades e para os moradores, da mesma idade, com deficiência permanente que recebem o BPC. Nos dois casos, ela é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, nas UBSs e USFs. É necessário o agendamento no site da prefeitura. Já as pessoas com doença renal crônica que fazem hemodiálise estão recebendo a vacina em seus locais de tratamento.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09