Após ampliar o horário de funcionamento dos pontos de vacinação até as 19h e antecipar o início da imunização da faixa dos 50 anos ou mais, a Prefeitura de Bauru conseguiu aplicar, nesta quarta-feira (16), o maior número de doses contra a Covid-19 desde que começou a campanha de vacinação, em janeiro deste ano.
Acionada pelo JC, a Secretaria Municipal de Saúde apontou que, em balanço preliminar até o final da tarde, haviam sido aplicadas 4.960 doses ontem. Para se ter uma ideia, o número diário é maior do que os drive thru de imunização já realizados pela pasta.
Conforme o JC noticiou, o secretário municipal de Saúde, Orlando Costa Dias, tem adotado algumas estratégias para tentar dar vazão a milhares de imunizantes que foram enviados ao Estado e estão em estoque em Bauru. O objetivo é dobrar o ritmo da vacinação, que, hoje, está em 15 mil doses semanais.
TOTAL
De acordo com boletim emitido na tarde de ontem, Bauru aplicou, até o momento, 184.125 doses de imunizantes da Covid-19, sendo 124.917 da primeira dose e 59.208 da segunda.
Vale lembrar que, para se imunizar, em todos os casos já liberados, é obrigatório agendar no site da prefeitura (http://www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho na página.
A Prefeitura de Bauru informou, nesta quarta-feira (16), que mais quatro pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus, totalizando 972 vítimas fatais da Covid-19. Há, ainda, mais quatro mortes suspeitas em apuração.
Os óbitos ocorreram nos seguintes dias: 12 de junho (mulher de 42 anos, que tinha diabetes); 13 de junho (homem de 54 anos, que possuía diabetes e cardiopatia); 14 de junho (homem de 54 anos, que não possuía comorbidades); e 16 de junho (homem de 72 anos, que tinha diabetes, hipertensão e obesidade). Todas as vítimas estavam sendo atendidas em serviços públicos da cidade, sendo que o idoso estava internado.
Além dos óbitos, o boletim trouxe mais 462 novos casos de Covid-19, elevando o total de confirmações da doença para 48.208. Desse montante, 43.254 são considerados curados.
O boletim mostra que a situação hospitalar da rede pública de Bauru segue grave. As UTIs do Hospital Estadual e HC estavam com 79 pacientes, sendo que a capacidade máxima é de 70 leitos. As unidades de urgência e emergência da rede municipal contavam com 39 pessoas aguardando vagas (17 para UTIs e 22 para leitos de enfermaria nos hospitais do Estado). No 'mini hospital', instalado no PS, havia mais 15 pacientes internados.