Bauru ultrapassou a triste marca de 400 mortes pelo novo coronavírus. Nesta quinta-feira (18), a prefeitura, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou mais três óbitos, totalizando 401 vítimas fatais da Covid-19 na cidade desde que a pandemia teve início.
O primeiro óbito divulgado ontem é de um homem, de 83 anos, que apresentou início dos sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em 1 de janeiro. O paciente, que estava internado em um hospital privado da cidade, possuía diabetes, hipertensão e obesidade. Ele morreu nesta terça-feira (16).
A outra vítima fatal é uma mulher, de 74 anos, que começou a ter sinais de Srag em 7 de fevereiro. Ela, que estava hospitalizada na rede privada do município e tinha cardiopatia ou pneumopatia, morreu no último dia 10.
A terceira morte ocorreu nesta quarta-feira (17) e é referente a uma mulher, de 61 anos, cuja síndrome respiratória teve início em 14 de janeiro. Ela não tinha comorbidades e estava internada em um hospital público de Bauru.
Até o momento, não há mais nenhum óbito suspeito sendo investigado pela Vigilância Epidemiológica.
MAIS 173 CASOS
Além das mortes, o boletim divulgado ontem trouxe mais 173 registros de Covid-19, contabilizando 27.526 casos confirmados da doença. Já o número de curados é de 23.615 pessoas.
O informe também aponta que a ocupação hospitalar segue crítica. O Hospital Estadual de Bauru segue com todos os seus 50 leitos de UTI ocupados. Já em toda a região, há apenas uma vaga disponível nas 161 UTIs existentes.
Priscila Medeiros/Divulgação
Uma das esperanças para reduzir a mortalidade é, além de seguir as regras de biossegurança e de distanciamento social, a imunização contra a Covid-19. Até esta quinta-feira (18), foram aplicadas 23.195 vacinas na primeira dose e mais 2.708 da segunda carga.