Em boletim divulgado, na tarde desta quinta-feira, 3, a Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos informou o registro de mais um óbito no hospital em decorrência da Covid-19 (um homem de Ourinhos) e chegou ao número de 273 mortes desde o início da pandemia. Se contar outros hospitais, Ourinhos até momento tem 358 mortes, de acordo com a última atualização da Prefeitura de Ourinhos, feita com números de ontem (2), sem incluir o óbito de hoje da Santa Casa.
E a Santa Casa de Ourinhos reduziu de 9 para 7 a oferta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para atendimentos de pacientes com a Covid-19, através do SUS (Sistema Único de Saúde). Em dois dias o número caiu abaixo da metade, sendo que até terça-feira eram 15 leitos ativos.
Taxa de Ocupação de Leitos
O motivo da desativação desses leitos é o desabastecimento de insumos e medicamentos utilizados na sedação de pacientes graves ou que necessitam de intubação.
Segundo a direção da Santa Casa, esses insumos usados na UTI já foram comprados, mas até agora os fornecedores não tinham dado prazo para entrega dos medicamentos.
A direção da Santa Casa explica que esse atraso e essa indefinição refletem diretamente no recebimento de novos pacientes com Covid que necessitem de Unidade de Terapia Intensiva. Não serão admitidos novos pacientes até o fornecimento de medicamentos para no mínimo 20 dias, tempo médio de permanência do paciente na UTI Covid.
A Prefeitura de Ourinhos ainda não se manifestou sobre a situação.
Confira o boletim completo abaixo:
