O primeiro drive thru de vacinação contra a Covid-19, realizado pela Prefeitura de Bauru neste sábado (13), na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), chegou ao fim com saldo de 1.111 idosos maiores de 85 anos imunizados. Quem não conseguiu se vacinar, pode procurar um dos 23 postos de vacinação disponíveis, a partir de segunda-feira (15), para receber a primeira dose do imunizante.
Segundo a prefeitura, 130 funcionários, entre servidores de várias secretarias e agentes de fiscalização de trânsito (GOTs), foram mobilizados para a operacionalização do drive thru, que começou às 8h e terminou às 16h. A ação contou com o apoio da Polícia Militar (PM). Logo na entrada do 'predião' do HRAC/Centrinho, os idosos passavam por uma triagem para o preenchimento do formulário exigido pelo Ministério do Saúde.
Na sequência, os veículos seguiam para a área da vacinação. No total, foram montadas cinco tendas para a aplicação das doses. As irmãs Glaura Carneiro Talamoni, 85 anos, e Dirce Carneiro, 86 anos, que não saíram de casa durante a quarentena, comemoraram a iniciativa. "Não saí nem para ir na missa. A gente agora tem mais confiança. Que Deus nos abençoe, que tudo isso passe e que a vida volte ao normal", afirmou Dirce.
A esperança de retomar sua rotina também deixou Maria Aparecida Rodrigues, de 85 anos, animada. "De vez em quando, saio um pouco, mas me cuidando. Vou fazer tudo o que quero fazer. Estou sentindo falta de sair, ficar livre. Estou liberada depois dessa", disse, aos risos. Para Helio Lopes Ferraz, 86 anos, a vacinação trouxe alívio. "É uma esperança a mais", declarou. "Gosto muito de andar. E quero voltar, se Deus quiser".
MAIS DRIVE THRU
A prefeita Suéllen Rosim (Patriota) falou sobre a dificuldade de organizar uma vacinação no modelo drive thru. "Eu preciso agradecer imensamente aos funcionários. Eles se empenharam de uma forma sensacional na organização. Não é tão simples como parece. Não é só abrir um drive. São vacinas, tem todo o protocolo a ser seguido. Eles conseguiram fazer isso, na minha opinião, com muita maestria", avalia.
Mesmo com a estrutura que esse formato demanda, ela não descarta a realização de mais edições de imunização na mesma modalidade. "O objetivo do drive é, de alguma forma, acelerar esse processo no sentido de conseguir fazer num tempo mais curto a vacinação na população", explica. "É importante ressaltar para todo mundo que nós não vamos fazer só uma vez. Nós faremos outras vezes".
VACINAÇÃO CONTINUA
A vacinação dos idosos com mais de 85 anos continua a partir de segunda-feira em 23 pontos fixos - todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e o Promai, das 8h às 16h30. Nas UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota, que são referência no atendimento à Covid-19, as doses não serão aplicadas.
Também terá início nesta segunda-feira a vacinação domiciliar dos maiores de 85 anos que são acamados. Segundo a prefeitura, Bauru tem cerca de 5,1 mil idosos com mais de 85 anos. O início da imunização para maiores de 80 anos está previsto para o dia 1 de março.