A Prefeitura de Bauru, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, notificou, nesta quinta-feira (1), mais dez óbitos pelo novo coronavírus, totalizando 589 vítimas fatais da Covid-19 desde o início da pandemia na cidade. Foram três mortes ontem, duas na quarta (31), quatro na terça (30) e uma na segunda-feira (29). Além da letalidade, chama a atenção também a fila de espera por UTIs: 16 pacientes graves aguardavam um leito.
As vítimas fatais divulgadas nesta quinta possuíam entre 55 e 82 anos e três delas não tinham quaisquer comorbidades associadas (confira o perfil no quadro ao lado).
Há, ainda, outras cinco mortes suspeitas sendo investigadas pela Vigilância Epidemiológica.
Além dos óbitos, o boletim divulgado pela prefeitura trouxe novos 210 casos de Covid-19, elevando o total de confirmações da doença em Bauru para 33.173. Já a quantidade de pessoas que pegaram o novo coronavírus e se curaram é de 29.669.
NA FILA
A fila de espera por internação nos hospitais do Estado também segue preocupante. Ontem, 41 pessoas estavam no 'mini hospital' - junção do PS Central e do Posto de Atendimento Covid (PAC) - e nas UPAs, sendo que 16 eram pacientes graves à espera por UTIs e outros 25 por enfermarias.
A prefeitura, mais uma vez, destaca que, no 'mini hospital', os pacientes recebem todo o suporte, com acompanhamento médico, de enfermeiros, medicamentos e exames. Contudo, é de consenso entre as autoridades que, na rede municipal, não há a estrutura completa de uma UTI.
E, agora, já são 49 bauruenses que perderam a batalha contra o novo coronavírus nessas condições. Inclusive, das oito mortes notificadas ontem, duas foram de pessoas que estavam à espera de um leito em hospital do Estado.
De acordo com boletim epidemiológico da prefeitura, o Hospital Estadual (HE), referência para tratamento da Covid-19 na rede pública de Bauru e que tem 60 UTIs, estava com 65 pacientes graves ontem. Já os 68 leitos de enfermaria da unidade tinham lotação de 76%, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.
O hospital de campanha instalado no HC da USP de Bauru atingiu 88% de ocupação nos 40 leitos de enfermaria. Em relação à "novela" das 10 UTIs no local, a Secretaria Municipal de Saúde espera, conforme o JC noticiou nesta quinta, que elas comecem a funcionar na próxima semana.