A Prefeitura de Ourinhos anunciou que vai retomar a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 24, após a chegada de cerca de 1 mil doses da CoronaVac (vacina do Butantan). A informação foi divulgada na manhã de hoje (23), depois que a imunização ficou parada por dos dias na cidade. A programação da retomada da vacinação será divulgada durante a tarde.
Ourinhos é a única cidade da região em que a vacinação ficou parada, sem sequer aplicar a 2ª dose. O Passando a Régua questionou o Governo de São Paulo pelo atraso, que nos respondeu:
A Secretaria de Estado da Saúde tem enviado doses regularmente a todos os municípios do estado para execução das fases da campanha vigente assim que o Ministério da Saúde disponibiliza remessas para SP.
O Plano Estadual de Imunização (PEI) contra COVID-19 foi elaborado e é realizado de forma a garantir doses para completar o esquema vacinal dos públicos-alvo dos 645 municípios do Estado, incluindo Ourinhos. O município já recebeu desde o início da campanha 62,8 mil imunizantes direcionados para cada etapa - incluindo mais de mil doses nesta semana, com as devidas orientações para aplicação nos públicos vigentes. Os dados estão disponíveis para consulta no Vacinômetro - https://vacinaja.sp.gov.br/
vacinometro/. Todas as grades de vacinas são enviadas em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose. Os imunizantes são direcionados para cada etapa da campanha e todos os municípios são orientados, uma vez que é de responsabilidade destes aplicar as doses nos públicos em conformidade com os critérios técnicos estabelecidos e divulgados de forma clara e transparente.
Antes da suspensão, Ourinhos estava vacinando com a primeira dose o público de 45 anos ou mais sem comorbidades, além de pessoas a partir de 18 anos com comorbidades.
Também era aplicada a segunda dose para os outros grupos prioritários que receberam a CoronaVac ou a Oxford/AstraZeneca.
Segundo a prefeitura, 57% da população adulta foi vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, conforme o último balanço divulgado na quinta-feira (18). Isso representa 46.482 pessoas vacinadas com a primeira dose e 15.592 imunizadas com a segunda (13,6% da população em geral).