Essenciais para conter o novo coronavírus, as máscaras faciais esconderam nossos sorrisos durante a pandemia. E, em um ambiente hospitalar, esses sorrisos têm feito ainda mais falta pela capacidade que eles têm de conectar e acolher os pacientes. Para suprir essa ausência, o Hospital Estadual (HE) de Bauru passará a contar com crachás humanizadas, que serão bem maiores do que os convencionais e terão fotos dos funcionários sorrindo.
Trata-se do projeto Conexões do Cuidar, uma iniciativa da ONG ImageMagica. A Rede Confiança Supermercados é a responsável pelo apoio na realização da ação em Bauru e por indicar o HE, unidade estadual sob gestão da Famesp, como instituição contemplada. Mais de 1 mil profissionais receberão os crachás humanizados.
Diariamente, as educadoras estão visitando as alas e unidades do hospital e, com um celular em mãos, convidam os colaboradores para serem fotografados sem a paramentação. Com o registro dos sorrisos que ficam escondidos pelas máscaras, as imagens são impressas em um grande crachá, que também inclui informações pessoais e uma mensagem positiva.
Dessa maneira, os pacientes identificam seus cuidadores por trás de todo o aparato de proteção e o processo se torna mais humano. Os crachás são plastificados para serem higienizados individualmente.
A captação das imagens no HE começou na última segunda-feira (17) e segue até o próximo dia 28. Porém, os primeiros crachás já serão entregues no início desta semana aos profissionais da unidade hospitalar.
Todo custo de confecção, impressão e remessa das identificações pelos Correios é da própria ONG ImageMagica, que recebe doações e patrocínios de pessoas físicas e jurídicas para a realização dos projetos, com amparo da Lei de Incentivo à Cultura.
MAIS DE 18 MIL
Até o momento, mais de 18 mil profissionais de saúde já participaram do projeto, que passou em mais de 30 hospitais pelo Brasil desde o início da pandemia. "Uma das ferramentas que o profissional de saúde usa para acolher o paciente é o sorriso. O crachá veio para trazê-lo de volta em um momento em que precisamos ficar totalmente paramentados", complementa a enfermeira Laura Feijó, uma das profissionais de saúde contempladas com o Conexões do Cuidar.
E o projeto não visa somente trazer benefícios aos pacientes. "Essa ação recupera a autoestima e valoriza cada profissional que está ali, dedicando a sua vida a esses pacientes. Com o crachá, ele volta a ter nome, a ter rosto. Volta a ter identidade", complementa André François, fotógrafo e fundador da ImageMagica.
Além das fotos de cada profissional para os crachás personalizados, as educadoras da ONG farão registros de cenas do cotidiano do Hospital Estadual e dos profissionais. As imagens serão impressas em cartazes e vão compor uma exposição que ficará disponível nos corredores da unidade no mês de junho.