Corporação tem registrado três ocorrências por dia com motoristas dirigindo sob influência de alcóol
A Polícia Militar (PM), em parceria com a Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana), realizou diversas ações de fiscalização e campanhas educativas na Semana Nacional de Trânsito, e causou preocupação o aumento dos flagrantes de motoristas dirigindo sob influência de álcool em Marília.
“Todos os dias são registradas pelo menos três ocorrências em que surpreendemos motoristas embriagados. Isso é uma preocupação, pois apesar de todos terem conhecimento da proibição de dirigir sob influência do álcool, ainda insistem em tentar burlar a legislação”, disse o coronel da PM, Mário Sérgio Nonato.
O Código Brasileiro de Trânsito diz que o motorista flagrado pelo etilômetro com até 0,33 miligramas de álcool já está cometendo infração e vai ser penalizado com multa de quase R$ 3 mil e suspensão da habilitação por um ano.
Já o motorista surpreendido acima desse índice (a partir de 0,34 miligramas de álcool) incorre em crime de embriaguez com prisão em flagrante. “A pessoa sofrerá as penalizações e também terá que pagar uma fiança de valor alto para liberação. Caso não efetue esse pagamento será submetida a uma audiência de custódia na Justiça correndo risco de ser encaminhada para um presídio”, afirmou.
Apesar do aumento da imprudência, a PM acredita que medidas educativas seja a única forma de obter a redução das infrações no trânsito. “Essas ações fazem parte do processo para em médio e longo prazo se consiga a redução considerável do número de acidentes e autuações”, afirmou.
O presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça de Oliveira, destacou que o trabalho educativo realizado pela Emdurb resultou na redução de 71% nas vítimas fatais em acidentes nas vias públicas nos últimos cinco anos.
“Esse trabalho educativo é feito de forma periódica em escolas, empresas privadas e hospitais, e intensificamos essas ações na Semana Nacional do Trânsito. Somada a isso também agimos de forma técnica e intervimos em pontos considerados críticos com a instalação de semáforos”, afirmou.
Fonte:JORNAL DA MANHÃ